Sem projeto de restauração, Palacete de Amadeu Maciel sofre com a ação do tempo

Sem nenhum tipo de proteção, o Palacete de Amadeu Maciel apresenta problemas no forro e nas janelas de madeira.


Um dos mais imponentes prédios do Patrimônio Histórico de Patos de Minas está sofrendo com a ação do tempo.
Um dos mais imponentes prédios do Patrimônio Histórico de Patos de Minas está sofrendo com a ação do tempo. Sem nenhum tipo de proteção, o Palacete de Amadeu Maciel apresenta problemas no forro e nas janelas de madeira. Algumas nem fecham mais. E a situação deve permanecer assim por um bom tempo. Não há sequer um projeto para a restauração do imóvel.

O palacete em estilo eclético foi construído na década de 30 para abrigar a família de Amadeu Maciel, irmão do então governador do estado de Minas Gerais Olegário Dias Maciel. Documentos históricos relatam que o palacete foi construído para atender um apelo da esposa e sobrinha Jorgeta Dias Maciel. A mulher teria reclamado que não estava sendo notada pela sociedade.

Até hoje o Palacete chama a atenção por sua imponência e localização. O prédio está localizado no cruzamento da avenida Getúlio Vargas com a rua Olegário Maciel, um dos mais valorizados da cidade. O imóvel pertence ao empresário Alexandre Biagi, proprietário da Fábrica da Coca-Cola.

Em visita a Patos de Minas, o empresário minimizou a importância da construção. Ele disse que o imóvel está todo descaracterizado. Questionado sobre a necessidade de restauração, Alexandre informou que a obra está dependendo do Governo Federal, do Governo do Estado, da Prefeitura de Patos de Minas, do Ministério Público e até da Amapar, sem dar maiores detalhes.

O Ministério Público elaborou um Termo de Ajustamento de Conduta cobrando a restauração do imóvel. A informação é de que o empresário assinou o TAC se comprometendo a fazer a obra. O projeto de restauração do imóvel, no entanto, que deveria ter sido feito no período das chuvas para que as obras tivessem início na estiagem, ainda não foi elaborado.

Enquanto o impasse não é resolvido, o Palacete de Amadeu Maciel segue fechado, se acabando com o tempo. O casarão faz parte do Inventário de Proteção do Acervo Cultural de Patos de Minas e é passível de tombamento.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Advogada e marido são presos por furto de doces em padaria de Patos de Minas

Veja mais

Veja as 10 modalidades com chances reais de medalha do Brasil nas Olimpíadas de Paris

Veja mais

Acidente em estrada vicinal do município de Vazante tira a vida de garota de 18 anos

Veja mais

Homem morto a porretadas é encontrado em estado avançado de decomposição, em Patrocínio

Veja mais

Jovem de 19 anos é socorrido com vida após se afogar em represa na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Carro capota em acidente na MGC354 e condutor é preso após evadir sem prestar socorro

Veja mais