Saúde esclarece que dados de família com suspeita de Covid-19 serão incluídos no boletim da tarde

A diretoria de Vigilância Epidemiológico explicou que não houve sonegação de informações e que o caso só não foi incluído no boletim desta manhã porque o órgão precisa seguir um protocolo antes da divulgação dos casos.

Diretora de Vigilância em Saúde, Geize Marques.

Na publicação do boletim da Covid-19 divulgado na manhã desta segunda-feira (30), o Patos Hoje destacou que a assessoria de comunicação da Prefeitura omitiu informação do caso da família que foi diagnosticada com suspeita de coronavírus no final de semana. A diretoria de Vigilância Epidemiológico explicou que não houve sonegação de informações e que o caso só não foi incluído no boletim desta manhã porque o órgão precisa seguir um protocolo antes da divulgação dos casos.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Geize Marques, como o caso aconteceu no final de semana, os dados dos pacientes só chegaram ao órgão nesta manhã. Ela explicou que antes de divulgar, o órgão precisa informar cada caso à Secretaria de Estado da Saúde e só depois disso incluir a informação no boletim.

O boletim  desta manhã mostra que Patos de Minas já registrou 84 casos suspeitos de coronavírus na cidade, sendo que nove já foram descartados e outros 75 aguardam resultados de exame. Não há casos confirmados da Convid-19 no município.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, o caso da família em  que um idoso de 79 anos morreu e outros três membros da família foram hospitalizados por suspeita da Covid-19 será incluído no boletim que será divulgado nesta tarde.

A assessoria de comunicação da Prefeitura também encaminhou a seguinte nota:

“Os dados referentes à coleta de material biológico do idoso falecido no sábado (28) e de dois membros da família dele com suspeita de coronavírus estão em processamento; inclusive a legenda do atual informe dá conhecimento da possibilidade de um novo boletim ser divulgado ainda hoje;

- a Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Patos de Minas trabalha para informar, na maior agilidade possível, o número de casos suspeitos e negativos/positivos de coronavírus, mas é preciso levar em conta que os dados são lançados em um sistema federal sobre o qual o município não tem controle. Vale ainda lembrar que todas as pessoas tidas como fontes oficiais neste momento estão envolvidas numa série de trabalhos, muitas vezes não sendo possível contato e retorno imediatos;

- para tornar a divulgação mais assertiva, o horário da publicação diária do Boletim Epidemiológico Municipal será alterado para entre 16h e 18h. Dessa forma há maior prazo de os casos serem processados no sistema;

- reiteramos que a prefeitura não tem interesse em omitir qualquer dado que seja sobre a situação do coronavírus no município. O assunto é tratado com muita responsabilidade e respeito ao direito de o cidadão ser informado corretamente.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais