Saúde alerta para prevenção contra as doenças respiratórias

Asma, rinite e bronquite estão entre as enfermidades mais comuns desse período.

O outono acabou de chegar e muita gente já começa a sentir os sintomas de um problema típico desta época do ano: as doenças respiratórias. Isso ocorre porque o ar seco predispõe à irritação de vias aéreas superiores e, com isso, as pessoas têm mais facilidade para sentir irritação no nariz e garganta. Asma, rinite e bronquite estão entre as enfermidades mais comuns desse período. Gripe e alergias, ou seja, doenças transmitidas por vírus, também costumam acontecer com maior freqüência.

De acordo com o coordenador estadual de Pneumologia Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Edílson Correa de Moura, a queda da temperatura propicia condições favoráveis para que vírus e bactérias possam se reproduzir e proliferar, infectando, assim, um número maior de pessoas.

“A população tende a ficar mais tempo em lugares fechados, com pouca circulação de ar, facilitando com isso a transmissão de doenças. Os ambientes mal arejados aumentam a sobrevida de microorganismos, favorecendo o aparecimento das infecções por vias aéreas superiores, como nariz, boca e laringe”, explicou.

Cuidados

Pessoas com simples irritações das vias aéreas (nariz e boca secos, sensação de irritação na garganta) devem manter o organismo hidratado, ingerindo bastante líquidos, além de utilizar soro fisiológico nasal com freqüência e manter uma vasilha com água no quarto, caso o tempo esteja muito seco.

Para as pessoas com alergia, recomendam-se os mesmos cuidados e ainda o afastamento dos agentes que provocam a alergia como a poeira, pêlos de animais, cheiros irritantes e bolor. Vale lembrar, ainda, que, as roupas que ficaram guardadas durante todo o verão podem conter bolores, fungos, entre outros aeroalérgicos que ficam em suspensão no ar por muito tempo. Por isso, é necessário que tais peças sejam lavadas antes de serem utilizadas.

Todas essas ações devem ser acompanhadas de tratamento médico. A auto-medicação está contra-indicada, pois muitos antialérgicos contêm cortisonas, que são medicamentos com vários efeitos colaterais, que devem ser usados apenas com indicação de um profissional.

Para as doenças infecciosas, uma boa alimentação já é um bom começo para ter uma boa resistência às doenças respiratórias. Além disso, evitar exposição excessiva ao frio ou à fumaça (especialmente de cigarro), praticar atividades físicas e ingerir bastante liquido também ajudam a prevenir esses males.

Existem, ainda, vacinas para gripe e algumas infecções respiratórias bacterianas (pneumocócica e outras), que estão indicadas em alguns grupos, conforme a faixa etária.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais