Santa Casa de Misericórdia formaliza proposta para instalar uma unidade em Patos de Minas

O arcebispo é representante da Pró-Saúde - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, que se dispõe a apoiar o projeto e a administrar o hospital.

Imagem Patos Hoje

A saúde pública em Patos de Minas pode ganhar um importante reforço: uma Santa Casa de Misericórdia. O primeiro passo concreto para essa realização foi dado nessa terça-feira (18) por Dom João Bosco Oliver de Faria ao protocolar proposta de parceria com a prefeitura para instituição da unidade. O arcebispo é representante da Pró-Saúde - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, que se dispõe a apoiar o projeto e a administrar o hospital.

Segundo Dom João Bosco, as conversas para efetivar esse projeto já acontecem há algum tempo e, pelo caminhar das negociações, tem tudo para dar certo. "A Pró-Saúde entraria com o pleno conhecimento técnico que possui para gerir a unidade, enquanto a prefeitura arcaria com a manutenção. A exemplo do que já acontece em outras cidades, a Santa Casa de Patos de Minas será referência de qualidade e atendimento humanizado a todos, sobretudo aos mais necessitados", explicou.

Para o prefeito em exercício, não há dúvida do ganho que a criação da Santa Casa de Misericórdia traria para todos, pois complementaria as carências locais na saúde pública. "Estamos estudando a capacidade de pagamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município para avançarmos na concretização dessa ideia", disse Paulo Mota. "A partir daí, definiremos o local para a unidade funcionar e o tamanho dessa estrutura que, sendo instalada, oferecerá serviços de clínica médica a cirurgias", complementou.

Recursos - Como entidades sem fins lucrativos, as unidades no padrão Santa Casa de Misericórdia são mantidas não só com recursos do SUS. Elas também têm como possíveis fontes de renda, por exemplo, doações, subvenções, emendas parlamentares e heranças.

Pró-Saúde - A associação filantrópica Pró-Saúde realiza a gestão integral de hospitais de baixa, média e alta complexidade, além de outros modelos de unidades de saúde. Atualmente, é responsável por mais de dois mil leitos hospitalares, em dez estados e 25 municípios do Brasil. A entidade é dirigida por autoridades eclesiais e reconhecida como de utilidade pública nas diversas esferas governamentais.

Últimas Notícias

Condutor e passageiro de motocicleta morrem em grave acidente na BR 354, em Rio Paranaíba

Veja mais

Acusação de furto de celular termina em agressões no Mercado Municipal e duas pessoas vão parar na Delegacia

Veja mais

Coreto Municipal completa 40 anos como símbolo da cultura e da memória de Patos de Minas

Veja mais

Calçada se abre e veículo fica preso em buraco de obra recente da Copasa em Patos de Minas

Veja mais

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais

Cuidados no preparo e armazenamento dos alimentos garantem ceias mais seguras no fim de ano

Veja mais