Reunião na Câmara discute credenciamento de mais leitos de UTI para Covid-19 na cidade

O município exige uma documentação específica para repassar o dinheiro referente aos leitos de UTI e o hospital, por sua vez, ressalta que a única coisa que falta para o funcionamento das unidades, são os pacientes.

A reunião foi realizada na Câmara Municipal na tarde desta segunda-feira.

Uma reunião foi realizada na Câmara Municipal na tarde desta segunda-feira (29) em Patos de Minas. A pauta foi o credenciamento de 10 leitos de UTI no Hospital São Lucas. A novela ganhou mais um capítulo durante a reunião. O município exige uma documentação específica para repassar o dinheiro referente aos leitos de UTI e o hospital, por sua vez, ressalta que a única coisa que falta para o funcionamento das unidades, são os pacientes.

A reunião aconteceu no plenário da Câmara Municipal e contou com a participação de vereadores, representantes do Hospital São Lucas e também do município como o procurador-geral Jadir Souto e o Secretário de Saúde Carlos Resende. De acordo com o Administrador do Hospital São Lucas, Rafael Rodrigues, os 10 leitos de UTI estão prontos esperando apenas os pacientes para ocupá-los. Rafael contou ainda que uma documentação exigida pela prefeitura ficará pronta ainda essa semana.

É que, para que o município repasse alguma verba para o hospital, é necessário que o CNPJ da unidade hospitalar seja trocado devido à mudança de administração que antes era da Funam do empresário Ruy Muniz.

O Secretário Municipal de Saúde, Carlos Resende, disse que assim que a administração do Hospital São Lucas apresentar todas as documentações necessárias que são exigidas por lei, que o município não medirá esforços para habilitar os 10 leitos de UTI no hospital. “Em um primeiro momento, o secretário disse que o município enviou para o Ministério da Saúde, um documento pedindo que 10 leitos tradicionais, já existentes, fossem utilizados apenas para Covid-19, mas o Ministério da Saúde não aprovou” disse ele.

Carlos aproveitou para dizer que nesta próxima quinta-feira (02) há uma visita agendada em Patos de Minas do presidente da Fhemig, mantenedora do Hospital Regional, e também do Secretário de Estado de Saúde Carlos Eduardo Amaral.

O vereador presidente da comissão de saúde, Isaías Martins, disse que a Câmara Municipal está fiscalizando essa situação e também os gastos que o município está tendo em relação à Covid-19. Na reunião, o secretário disse que o valor gasto até o momento foi de R$5.246,385,41. Segundo o Vereador Isaías Martins, o diálogo não estava sendo efetivo entre o município e o hospital, então foi preciso agendar essa reunião para que fossem levantadas soluções para o problema do credenciamento dos leitos de UTI.

O vereador ainda disse que o dinheiro que está entrando nos cofres públicos e que está sendo gasto com a Covid-19 está sendo monitorado pela comissão de saúde e que a prestação de contas está sendo efetiva; Ele reiterou mais uma vez que o credenciamento de novos leitos de UTI não dependem dos vereadores, mas sim de autoridades da esfera estadual e federal.

Últimas Notícias

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais