Representantes de 32 cidades avaliam realizações do Pró-Hosp na região

Marilene Fabri Lima, coordenadora estadual do Pro-Hosp SES/MG, ressaltou o fortalecimento da rede hospitalar do SUS/MG.

No dia 25/03, as Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Patos de Minas e Unaí promoveram o Seminário de Avaliação do Programa de Melhoria da Qualidade dos Hospitais SUS/MG - Pro-Hosp, com o objetivo de repassar aos gestores municipais de saúde como os recursos foram alocados, o cumprimento de metas pactuadas e questionar possíveis melhorias.

Marilene Fabri Lima, coordenadora estadual do Pro-Hosp SES/MG, ressaltou o fortalecimento da rede hospitalar do SUS/MG que vem ocorrendo desde o seu surgimento. “O Programa visa estruturar hospitais, para serem referências naquela região na média e alta complexidade, e para isto, contam com investimentos estadual na manutenção e ampliação da capacidade instalada, no custeio e na gestão hospitalar”. Marilene apontou ainda a relevância da diversidade de procedimentos e a porta de entrada. “Não basta capacidade física, é preciso ter profissionais capacitados e atuantes para cobrir os vazios assistenciais. A tendência hoje é internar cada vez menos, e para facilitar este processo, temos a Central de Regulação, que faz uma triagem antes de encaminhar o paciente, ou seja, a internação acontece apenas nos casos necessários”.

A Presidente Regional do COSEMS de Patos de Minas, Marema de Deus Patrício, destacou o papel da regionalização e a importância de se trabalhar a Atenção Primária. “Todos os nossos 32 municípios precisam unir forças, para termos o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD/FHEMIG) como parceiro e referência da nossa macro, estando sempre de portas abertas para as urgências e emergências. Sabemos de sua limitação operacional, o que pode ser amenizado por meio do trabalho bem organizado dos programas mineiros, como o Viva Vida, Saúde em Casa e Farmácia de Minas”.

Seminário Microrregional

O Seminário preparatório do Pro-Hosp Microrregional, Competência 2008/2009, ocorreu em João Pinheiro, na sexta-feira anterior (20/03), no Centro de Estudos do Hospital Municipal Antônio Carneiro Valadares (HACV), espaço este construído com recursos do Pro-Hosp e que propiciará a educação permanente. Esta reunião preparatória identificou as metas alcançadas e os pontos a serem melhorados.

Ganine Batista da Silva, gestora municipal de saúde de João Pinheiro, destaca o impacto que o HACV deve criar na região. “Nosso objetivo é aumentar a oferta de serviços, e com qualidade, para evitarmos ao máximo encaminhar pacientes para o Hospital Regional Antônio Dias. Desta forma, estaremos estruturando a nossa rede e reduzindo custos”.

Sérgio Vaz, prefeito de João Pinheiro, destacou os avanços trazidos pelo Pro-Hosp. “O Governo Aécio Neves valoriza a saúde e o ser humano, e cobra dos gestores os resultados dos investimentos. Nestes últimos anos, melhoramos muito devido ao Pro-Hosp. Por isto, quem necessitar do nosso hospital, terá o prazer de ser atendido”, concluiu o prefeito.

João Pinheiro é o município de maior extensão territorial do estado e localiza-se em um ponto estratégico do noroeste de Minas. Devido a estes fatos e visando diminuir os encaminhamentos para Patos de Minas, o próximo objetivo será a construção de leitos de CTI no HACV.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais