Relação com EUA e China será equilibrada e soberana, diz Governo de Transição

Mauro Vieira disse que Lula visitará os países já no início do mandato

O futuro ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse hoje (14) que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva o orientou a reconstruir pontes com países desenvolvidos como Estados Unidos e China, e que a relação com esses países deverá ser “equilibrada e soberana”.

Vieira também confirmou que Lula fará visitas oficiais aos EUA e à China já no início de seu mandato, “brevemente, nos primeiros três meses”, previu o chanceler, na primeira entrevista coletiva à imprensa brasileira desde que seu nome foi confirmado pelo presidente eleito, na última sexta-feira (9).

“Queremos com esses países ter uma relação intensa, produtiva, mas uma relação equilibrada, soberana, e desenvolver, dentro do interesse nacional, todas as possibilidade de cooperação e troca em todos os sentidos com esses países”, disse Vieira.

Ele também mencionou a União Europeia (UE), com quem prometeu retomar as negociações de um acordo comercial com o Mercosul. “Creio que há um horizonte melhor, tendo em vista a política para o meio ambiente já anunciada pelo presidente Lula, que pode destravar uma série de dificuldades”, avaliou Vieira.

Ele e Lula tiveram ontem (13) uma primeira reunião de trabalho desde que o embaixador, que estava na Croácia, foi indicado como novo chanceler. Segundo Vieira, o presidente eleito destacou os laços com os vizinhos de América do Sul e Latina como prioridade, bem como a cooperação com países da África.

Vieira disse que a orientação de Lula foi adotar “uma politica de reconstruir pontes, em primeiro lugar com nossos vizinhos sulamericanos, restabelecendo todos os mecanismos de contato e negociação, e em seguida, em nosso ambiente próximo, a América Latina em geral”.

“Ele [Lula] também orientou que eu retomasse todos os programas de cooperação com a África, [para] voltar a ter relações intensas com solidariedade e com coordenação”, acrescentou o chanceler.

Vieira anunciou ainda a diplomata Maria Laura Rocha como secretária-geral do Itamaraty, a número dois da pasta, e o ministro Ricardo Monteiro como chefe de gabinete.

O futuro chanceler reforçou ainda que, como já adiantado por Lula, o Brasil irá se candidatar pra sediar a próxima Conferência entre as Partes sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP-30), a ser realizada em 2025.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais