Quem divulga print de conversa de WhatsApp pode ser condenado a pagar indenização

O sigilo das comunicações visa resguardar a intimidade e a privacidade

Por Brian Epstein Campos

A Constituição Federal assegura, como regra, o sigilo das comunicações telefônicas. Entende-se por “comunicações telefônicas” não só as conversas tradicionalmente realizadas via ligação telefônica, mas também aquelas realizadas através das novas ferramentas tecnológicas desenvolvidas com o passar dos anos – como, por exemplo, o aplicativo de mensagens WhatsApp.

O sigilo das comunicações visa resguardar a intimidade e a privacidade, direitos que também são assegurados pela Constituição Federal.

Diante dessas premissas, considera-se que as mensagens trocadas via WhatsApp são privadas, isto é, restritas aos participantes da conversa. Ao enviar uma mensagem a determinada pessoa ou grupo de pessoas, o emissor tem justa expectativa de que essa mensagem não será lida por terceiros. Mesmo se uma mensagem é enviada a um grupo com diversos participantes, todos eles têm o dever de manter o seu sigilo.

Portanto, divulgar print de conversa de WhatsApp, sem o consentimento dos participantes, constitui ato ilícito passível de indenização, se da exposição resultar dano moral e/ou material.

A ilicitude da divulgação poderá ser afastada quando quem divulga tiver a intenção de defender um direito próprio, não apenas expor o emissor da mensagem.

Se o conteúdo da conversa divulgada puder interessar a terceiros, haverá um conflito entre a privacidade e a liberdade de informação. Nessa hipótese, é necessário avaliar as peculiaridades do caso concreto para decidir qual dos direitos em conflito deverá prevalecer.

Últimas Notícias

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais

Durante confraternização, CEMIL apresenta nova frota e cobra medidas contra a importação de leite

Veja mais

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais