Proposta prevê reserva de Fundo Eleitoral e Tempo de TV para candidatos negros. Por Brian Epstein

O mito da democracia racial no Brasil.

A Constituição Federal, logo no artigo primeiro, diz que o Brasil constitui-se em um Estado Democrático, justo, solidário, sem desigualdades ou discriminações. Com este fundamento, criaram as “políticas afirmativas”, que nada mais são do que preconceito ao inverso, ou seja, discriminação positiva, leis e movimentos que privilegiam uma minoria em detrimento da maioria para alcançar o bem comum, superando a marginalização daqueles que se encontram em situação muito desigual.

É inegável que os arranjos sociais de hoje refletem nossa história colonialista. O IBGE noticia que em 2016 o Brasil tinha 51% de negros (pretos e pardos) e que, dentre 10% da população mais pobre, 78,5% são negros. Por outro lado, dentre os 10% mais ricos, apenas 20% são negros.

No cenário político, apenas 27,9% dos deputados federais eleitos em 2018 são negros e 43,1% dos candidatos a deputado federal eram brancos e aproveitaram 58,5% das receitas de campanha.

Há uma consulta cuja análise tramita no Tribunal Superior Eleitoral pretendendo que o tempo de rádio e TV e, ainda, cerca dos 2 bilhões do Fundo Eleitoral sejam divididos obedecendo a proporção de candidatos negros e brancos de cada partido, a exemplo do que já ocorre para candidatas do sexo feminino. Dois dos sete Ministros do TSE, até o momento, votaram favoravelmente.

O que se coloca em discussão é se esta nova ação afirmativa é justa e se será capaz de superar o racismo velado e viabilizar a participação democrática.

Últimas Notícias

Homens são presos com armas, drogas e dinheiro após furto de cofre e roubo em posto de São Gotardo

Veja mais

Picape para tombada após bater em dois carros na avenida Padre Almir; motorista fugiu e não foi localizado

Veja mais

Patense que morreu na Inglaterra será velado neste sábado em Patos de Minas

Veja mais

Dono de padaria morre após se sentir mal e carro se chocar em poste na Av. Jk

Veja mais

Rede Patão conscientiza clientes sobre prevenção de câncer e destina recursos para a Santa Casa

Veja mais

Prefeitura divulga escala de vacinação contra a Covid-19 para crianças de 6 meses a menores de 5 anos

Veja mais