Profissionais de saúde abrem campanha de vacinação contra a Gripe A
Em Patos de Minas, a Secretaria Municipal de Saúde estima que 70 mil pessoas sejam imunizadas contra a doença.
Foi aberta, nesta segunda-feira (08), a Campanha de Vacinação contra a Influenza A (H1N1). Em Patos de Minas, a Secretaria Municipal de Saúde estima que 70 mil pessoas sejam imunizadas contra a doença, chamada popularmente de gripe suína. A vacinação será feita por etapas nas 17 unidades de saúde espalhadas pelo município.
A vacinação será feita por etapas, atendendo grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde em parceria com sociedades científicas, Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Conselhos de Secretários Estaduais (Conass) e Municipais (Conasems) de Saúde e o Grupo Assessor do Programa Nacional de Imunizações.
A primeira etapa da vacinação vai atender os profissionais de saúde. Desta segunda-feira (08) até o dia 21 de março serão imunizados médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica.
A segunda etapa, entre 22 de março e 2 de abril, abrangerá grávidas em qualquer período de gestação, bem como crianças de 6 meses a 2 anos que devem receber meia dose da vacina e, depois de 21 dias, tomarão a outra meia dose. Nesta fase, também serão imunizadas as pessoas com problemas crônicos, exceto idosos, que serão chamados posteriormente.
Adultos de 20 a 29 anos são o público-alvo da terceira fase, que vai de 5 a 23 de abril. A quarta fase, de 24 de abril a 7 de maio, coincide com a campanha anual de vacinação contra a gripe comum. Nesse período, os idosos serão imunizados para a influenza sazonal, como todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, receberão também a vacina contra a gripe pandêmica.
A quinta e última etapa compreende o grupo formado pela faixa etária de 30 a 39 anos, com a vacinação ocorrendo entre 10 a 21 de maio. A gerente da divisão de epidemiologia da Secretaria de Saúde explica que é importante as pessoas observarem o público de cada etapa para não perder tempo na fila. Mariah Figueiredo também orienta as pessoas a procurarem a unidade de saúde de referência.