Primeira Igreja Presbiteriana vai comemorar os 130 anos de presença em Patos de Minas

A primeira celebração acontece já nesta terça-feira (05), às 19h30, no Centro de Convenções do Unipam.

A Primeira Igreja Presbiteriana fica na avenida Getúlio Vargas, 582 – bem no centro de Patos de Minas.

A Primeira Igreja Presbiteriana terá uma programação especial esta semana para comemorar os 130 anos da presença presbiteriana em Patos de Minas e os 72 anos de organização eclesiástica. A primeira celebração acontece já nesta terça-feira (05), às 19h30, no Centro de Convenções do Unipam e terá a presença do Reverendo Hernandes Dias Lopes.

No dia 10 de novembro, a Primeira Igreja Presbiteriana irá realizar três cultos, um às 9h, outro às 18h, e o último às 19h30. As celebrações terão a participação do revendo Roberto Brasileiro e do cantor Josimar Bianch. A entrada é aberta ao público. A Primeira Igreja Presbiteriana fica na avenida Getúlio Vargas, 582 – bem no centro de Patos de Minas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3821 2332.

História da Primeira Igreja Presbiteriana em Patos de Minas

O início desta história está associado com a chegada do casal Thomas Smith e Elisa Smith, em companhia do casal Jorge e Maria Cramer, que vieram do Rio Janeiro para Patos de Minas com a finalidade de trabalhar na fabricação de objetos de porcelana em 1889. Nesse mesmo ano, chegou mais um casal, Sair-Clair Justiniano Ribeiro e Francisca Beatriz Ribeiro, também do Rio de Janeiro. Eles se reuniam aos domingos na casa dos Smith para culto e pregação da Palavra de Deus.

Em 1893, acolhidos pelo Rev. Carlos Morton, a Igreja recebeu por profissão de fé e batismo seus primeiros convertidos: João Camilo da Cruz, Francisco Tolentino, Francisco Amâncio, Manoel Amâncio e sua esposa Maria Amâncio. Em 1900 professaram sua fé, João de Barros e sua esposa Rita Maria da Paixão Barros. Com a morte de João Camilo, em 1905, o Sr. João de Barros tomou a frente do trabalho, fazendo os cultos em sua residência situada à Rua General Osório. No ano de 1915 o trabalho evangélico tornou-se ainda mais conhecido na cidade devido a conversão de Antônio Dias Maciel, que ouviu a Palavra e a acolheu, quando estudava no internato do Instituto Gammon, em Lavras.

A Congregação de Patos de Minas estava crescendo e o trabalho adquirindo força. No dia 24 de outubro de 1929 deixou de funcionar em residência particular transferindo-se para casa própria, localizada à Rua Olegário Maciel.

O novo local foi reverentemente chamado de “Casa de Oração”. Em 1938 chegou a Patos de Minas o primeiro pastor residente, o Rev. Estevão Sloop, que permaneceria na direção até 1943. Quando o Rev. Sloop chegou, a construção do novo templo na Avenida Getúlio Vargas, 582, estava iniciada, entre a residência de João Pacheco Filho e do Prefeito Clarimundo. A construção teve a contribuição dos fiéis da Igreja e daqueles que simpatizavam com a fé professada pelos presbiterianos. Na Ata do Conselho encontramos registro sobre: “a imensa contribuição pessoal do Sr. Clarimundo José da Fonseca Sobrinho, prefeito e Ataualpa Dias Maciel, secretário do município”.

No dia 13 de Novembro de 1947 foi realizada a cerimônia de organização da Igreja. O Rev. David Willianson, fazia perguntas constitucionais à Congregação e esta respondia ficando em pé. No mesmo dia, foi realizada a votação para diáconos e presbíteros. Foram eleitos os seguintes presbíteros: João Pacheco Filho, Américo Moreira Coelho e Oscar Gomes de Deus. Posteriormente, verificou-se a eleição dos diáconos: João Evangelista Gonçalves, Antônio Pacheco e Alírio Moreira Coelho.

As páginas desta história continuam sendo escritas. Hoje, a Igreja tem procurado cumprir a sua missão de adorar a Deus, proclamar a Palavra, integrar pessoas, servir com excelência e influenciar o mundo. Reconhecemos que nosso compromisso só será alcançado se o Senhor da Igreja usar de misericórdia e graça para conosco. Somos gratos a Deus pelas vidas que Ele usou ao longo dos anos. Aprendemos com o zelo, dedicação, fidelidade à Palavra, ousadia na pregação e simpatia desfrutada pelos nossos antecessores. Sentimo-nos desafiados a prosseguir com fé, dedicação e humildade honrando a Deus mediante nossos atos.

Últimas Notícias

Ex-cunhado aterroriza mulher para livrar o irmão que está no presídio por violência contra ela

Veja mais

Ciclista tem que ser transferido para Patos de Minas após ser atropelado na MG 181

Veja mais

Discussão por causa de mordida de criança na filha acaba em marido preso e mulher no hospital

Veja mais

Agressão iniciada após marido quebrar prato termina com homem na delegacia e mulher no hospital

Veja mais

Homem pula muro e janela de casa no Centro, mas acaba preso após câmeras do Olho Vivo flagrar ação

Veja mais

Operação Semana Santa termina sem mortes, mesmo com flagrantes de 80 motoristas embriagados

Veja mais