Presidente da Fiemg comemora decisão do STF que pôs fim à Taxa de Incêndio em Minas

A decisão foi comemorada pelo presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais – Fiemg – Flávio Roscoe.

Imagem: Arquivo Patos Hoje.

Foi declarada nesta terça-feira, 18 de agosto, pelo Supremo Tribunal Federal, a inconstitucionalidade da exigência da Taxa de Combate a Incêndios prevista na Lei Estadual nº 14.938/03. A decisão foi comemorada pelo presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais – Fiemg – Flávio Roscoe.

A Taxa de Incêndio começou a ser cobrada em Minas Gerais no ano de 2004. Os contribuintes que utilizam edificações para exercer atividades de comércio, indústria e prestação de serviços, faziam o pagamento anual. O valor cobrado variava de acordo com o grau de risco de incêndio na edificação, em razão da forma de ocupação e da área construída.

Para o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, é mais uma importante vitória para todo o setor industrial. "O Corpo de Bombeiros é uma grande instituição. A partir de agora será financiada, como deve ser, pelos impostos pagos ao Estado e não por taxas que recaiam nos empreendedores", pontua o líder industrial.

Nos últimos anos, a aquisição de equipamentos de resgate e combate a incêndios, inclusive veículos e itens de proteção individual, foram adquiridos com a ajuda dos recursos da Taxa de Incêndio. Com o fim da cobrança e o Estado de Minas Gerais quebrado, fica a preocupação de como a corporação irá se manter. O assunto foi debatido no programa Contraponto.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais