Prefeitura treina agentes de saúde para conter avanço da Leishmaniose na cidade

O aumento no número de casos de leishmaniose em Patos de Minas tem levado preocupação para as autoridades de saúde.

O aumento no número de casos de leishmaniose em Patos de Minas tem levado preocupação para as autoridades de saúde. Os registros da doença saltaram de 7 em 2009 para 59 este ano. Para conter o avanço deste mal, agentes de saúde e visitadores sanitários estão sendo treinados para orientar e alertar a população.

A leishmaniose é uma doença provocada por parasitas que se espalham através da picada de mosquitos flebotomíneos, também conhecidos como mosquito palha ou birigui. Há várias formas diferentes de leishmaniose, sendo que as mais comuns são a cutânea, que causa feridas na pele, e visceral, que afeta alguns órgãos internos como fígado, medula óssea e baço.

Em Patos de Minas, todos os casos são de leishmaniose cutânea. Esta forma da doença é menos grave, mas o tratamento é doloroso. Por isso, a recomendação dos órgãos de saúde é para que as pessoas adotem medidas para prevenir contra a doença. Manter a casa limpa e vacinar e por coleira repelente nos cães de estimação pode manter o mosquito transmissor afastado.

Com o avanço da doença em Patos de Minas, com crescimento de cerca de 800% do ano passado para cá, os agentes de saúde e visitadores sanitários estão sendo treinados para orientar os moradores. Eles vão visitar casa por casa alertando as pessoas sobre as formas de evitar a leishmaniose.

Últimas Notícias

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais

Cuidados no preparo e armazenamento dos alimentos garantem ceias mais seguras no fim de ano

Veja mais

URT anuncia jogos-treinos contra Atlético-MG sub20 e Itabirito antes da estreia no Campeonato Mineiro

Veja mais

PM Rodoviária aborda carro com 3 jovens na MGC 354 e apreende droga avaliada em R$ 40 mil

Veja mais

Decreto estabelece indulto natalino a condenados; Doutor Brian explica quem tem direito

Veja mais

Filho é preso ao furtar R$370 do próprio pai de 73 anos enquanto ele dormia

Veja mais