Prefeitura publica lei que permite uso de nome social por travestis e transexuais nos órgãos municipais

A Lei é de autoria do vereador Daniel Amorim, foi aprovada na Câmara Municipal no mês passado e sancionada pelo prefeito Luís Eduardo Falcão.

Foi publicada na edição desta segunda-feira (08) do Diário Oficial do Município a Lei que permite aos travestis e transexuais a utilização de nome social nos órgãos públicos municipais. A Lei é de autoria do vereador Daniel Amorim, foi aprovada na Câmara Municipal no mês passado e sancionada pelo prefeito Luís Eduardo Falcão.

“Fica assegurado às travestis, mulheres transexuais e homens trans, mediante requerimento, o direito à escolha de utilização do nome social nos atos e procedimentos da Administração Direta e Indireta Municipal”, diz a redação da lei. Nome social é aquele que as travestis, mulheres transexuais e homens trans escolhem para serem identificados e reconhecidos na sociedade.


Durante participação no Programa Contraponto, Matheus, que é um homem trans, falou sobre a importância da lei. “Quando a gente nasce, a gente ganha um nome. Só que, a gente não se identificando com esse nome, a gente adota um novo nome. E esse novo nome é o que é importante pra gente, é o que representa quem somos. Então a gente faz muita questão de ser chamado por esse nome e, sempre que não acontece, quando a gente está em atendimento à saúde, por exemplo, em que a gente está em uma sala de espera e a pessoa chama pelo nome de registro e não pelo nome social, é um momento de constrangimento”, explicou ele.

Pela nova lei, o nome social deverá constar em destaque em todos os registros do sistema de informação, cadastros, programas, projetos, ações, serviços, fichas, requerimentos, formulários, prontuários e congêneres da Administração Pública Municipal, fazendo-se acompanhar do nome civil, que deverá ser utilizado apenas para fins internos administrativos, quando for estritamente necessário.

Com a publicação no Diário Oficial do Municipal, a nova Lei entra em vigor e já começa a ser implementada. O Poder Executivo Municipal terá 180 dias para regulamentar a total aplicação da lei.

Últimas Notícias

Homem desfere socos, chutes, tapas e arremessa chaves na esposa com bebê no colo em Patos de Minas

Veja mais

Último dia para pagamento do IPTU com desconto ou para pagamento da primeira parcela

Veja mais

Mulher perde mais de R$ 11 mil em golpe de falso leilão de veículos e faz alerta

Veja mais

Sobrinho que matou o próprio tio em Lagoa Formosa é condenado por homicídio culposo

Veja mais

Mulher é flagrada colocando potes de nutella dentro da bolsa em supermercado de Patos de Minas

Veja mais

Homem furta vários chocolates de supermercado e entra em luta com funcionárias em Patos de Minas

Veja mais