Prefeitura paga multas junto à ANAC e faz regularizações do Aeroporto para voos comerciais

No entanto, grande parte das irregularidades já foi sanada e o trabalho agora é para deixá-lo apto a receber voos comerciais.

Aeroporto Municipal de Patos de Minas.

O Aeroporto Municipal de Patos de Minas já passou por vários processos de modernização nas últimas administrações e mesmo assim continua com não conformidades junto à Agência Nacional de Aviação Civil-ANAC. Inclusive o município foi multado e teve que arcar com os valores. No entanto, grande parte dessas situações já foi sanada e o trabalho agora é para deixá-lo apto a receber voos comerciais.

O Patos Hoje entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura e conversou com Fábio Mata, funcionário do Aeroporto Municipal. Ele confirmou que a ANAC aplicou multas ao município por causa das não conformidades no aeródromo, sendo que algumas foram canceladas e outras quitadas. Uma delas foi aplicada em 2012 devido a modificações no aeroporto sem autorização da ANAC. “Não sei o valor delas”, disse.

No entanto, o Patos Hoje teve acesso ao valor desta multa de 2012 que chega a R$160 mil. Fábio informou que várias outras situações foram sanadas como o corte de uma moita de eucaliptos e de 70 árvores de angico nas imediações do aeroporto. “Isso foi exigência do CINDACTA. Tudo foi feito com autorização dos órgãos ambientais”, salientou. O Patos Hoje teve informação de que as multas que não foram canceladas já foram pagas.

Fábio informou que 90% das não conformidades já foram sanadas, restando para regularizar a mudança do para-raio e caixa d’água que estão violando o espaço aéreo conforme determinação da ANAC. Além disso, é preciso aumentar a cerca do aeroporto, instalar concertina em parte do cercamento do aeroporto, instalar circuito interno de TV, colocar películas nos vidros do canal de inspeção e algumas outras situações.

Com a regularização, Fábio explicou que o aeroporto passará da classificação AP1 para Bravo, o que o deixará em condições de operar voos comerciais. “Para voos particulares e executivos, o aeródromo está apto. Como são pequenas não conformidades, acreditamos que em 6 meses tudo estará regularizado. Inclusive, já estamos negociando com empresas que possuem intenção de operar voos comerciais em Patos de Minas”, afirmou.

Últimas Notícias

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Cratera se abre em movimentada avenida de Patos de Minas e exige atenção dos motoristas

Veja mais

Aposentada invade apartamento de policial, se nega a sair e acaba presa por perseguição e vários outros crimes

Veja mais

Quatro rotatórias da av. Marabá sofrerão mudanças na sinalização e passarão a ter a preferência

Veja mais

Após denúncias, PM encontra drogas em terreno e leva dono de tabacaria para a delegacia

Veja mais