Prefeitura leva até dois meses para liberar exames de rotina em Patos de Minas
O problema é que os recursos destinados pela Prefeitura Municipal de Patos de Minas para a realização de exames médicos não tem sido suficiente.
Os pacientes que conseguem uma consulta médica na rede pública em Patos de Minas, acabam enfrentando uma segunda fila para conseguir um exame médico. O Patos Hoje recebeu reclamação de pessoas com pedido de um simples exame de sangue que vão ter que aguardar dois meses para ser atendido.
O problema é que os recursos destinados pela Prefeitura Municipal de Patos de Minas para a realização de exames médicos não tem sido suficiente para atender a demanda. Há uma cota estipulada pela Secretaria Municipal de Saúde para cada equipe de Programa da Saúde da Família. São R$ 3.400,00 a serem distribuídos ao longo de cada mês.
Desta forma, os profissionais responsáveis pelas equipes de saúde destinam os recursos de acordo com a urgência. Na Unidade de Saúde Geraldo Rezende a informação é de que os exames de prioridade, como as gestantes por exemplo, recebem tratamento diferenciado e são passados na frente.
A demora está relacionada aos exames de rotina. A Unidade de Saúde confirmou que alguns tipos de exames estão levando até dois meses para serem liberados.
Autor: Maurício Rocha