Prefeitura isenta 8.300 consumidores da Taxa de Iluminação e acende polêmica

A Lei Eleitoral proíbe esse tipo de isenção em ano eleitoral, exceto em casos de emergência.


Os consumidores sentirão o benefício já na próxima conta.

Cerca de 8.300 consumidores estão deixando de pagar a Taxa de Iluminação Pública em Patos de Minas. A isenção será sentida na próxima conta. O benefício, no entanto, gera dúvidas com relação à legalidade. A Lei Eleitoral proíbe esse tipo de isenção em ano eleitoral, exceto em casos de emergência.

A lei sancionada pelo Executivo altera a tabela de cobrança da Taxa de iluminação Pública. Antes a isenção era apenas para os contribuintes que consumiam até 50KWH de energia elétrica. Agora, com a expansão do benefício, os contribuintes que consumirem até 80 KWH de energia não precisarão mais pagar a Taxa de Iluminação.

A alteração na Lei beneficia 8.300 contribuintes, passando a 15.300 o número de contribuintes isentos da Taxa de Iluminação. Para os demais consumidores não houve alteração no percentual de cobrança que chega a até 10% do valor da conta para aqueles que consomem acima de 300 KWH de energia.

A ampliação da faixa de benefício, no entanto, é motivo de questionamentos. A Lei 9.504 proíbe a distribuição  gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da AdministraçãoPública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior.

Segundo o secretário municipal de governo, Marcos André Alamy, a sanção da lei municipal que ampliou a faixa de isenção da Taxa de Iluminação foi feita em dezembro do ano passado, por tanto, dentro do prazo estabelecido pela legislação eleitoral. A lei foi sancionada no dia 09 de dezembro de 2011. Ele informou que houve um equívoco no texto encaminhado a imprensa, informando que o benefício começaria a valer em 1º de Janeiro.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais