Prefeitura fecha Casa de Promoção Humana e cria Casa de Passagem para abrigar migrantes

A Casa de Promoção Humana funcionava em imóvel do município na rua Vereador João Pacheco, mas era mantida por voluntários.

O local servia de abrigo para migrantes e moradores de rua.

A Casa da Promoção Humana está encerrando suas atividades em Patos de Minas. O local que servia de abrigo para migrantes e moradores de rua foi fechado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e vai dar lugar a “Casa de Passagem” criada através de Lei Municipal publicada nesta quarta-feira (20) no Diário Oficial do Município.

A Casa de Promoção Humana funcionava em imóvel do município na rua Vereador João Pacheco, mas era mantida por voluntários. Pessoas que chegavam à cidade e não tinham lugar para ficar eram encaminhadas para lá. Mesmo enfrentando inúmeros problemas, o abrigo funcionou durante anos, até que a Prefeitura e outros órgãos decidiram que o melhor era substituir a Casa de Promoção Humana pela Casa de Passagem.

A Casa de Passagem oferecerá acolhimento e atendimento, com suporte emergencial e transitório, por período determinado, a homens e/ou famílias usuárias da Assistência Social, com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, em situação de rua, desabrigo por abandono, migração, ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento.

A Casa de Passagem oferecerá o acolhimento de pessoas no período noturno das 19h às 7h, com capacidade máxima de 20 (vinte) usuários por pernoite, inclusive em feriados e em finais de semanas, disponibilizando alimentação, banho, pouso, vestuário e local para lavagem de roupas e guarda de pertences.  A casa será mantida pela Prefeitura e administrada por entidade terceirizada, que deverá ser contratada por licitação.

Segundo o secretário municipal de desenvolvimento social, Eurípedes Donizete, a Casa da Promoção foi desativada e vai passar por reforma para abrigar a Casa de Passagem. As pessoas que ainda estão na casa serão levadas para outros lugares.

Últimas Notícias

Atleta patense do Vôlei Renata de Campinas comemora o título de vice-campeão da Superliga

Veja mais

Jovem tem moto furtada em frente à casa da namorada, mas acusado acaba preso pela PM

Veja mais

Patos de Minas abre 1.500 vagas de emprego em março e bate recorde para um único mês

Veja mais

Homem descumpre medida protetiva se recusando a sair de casa e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Empresas de laticínio fazem esclarecimento sobre apreensão de 20 toneladas de queijo em Patos de Minas

Veja mais

Comércio deve fechar neste 1º de Maio; veja o que abre e o que fecha em Patos de Minas

Veja mais