Prefeitura explica que lei federal impede que servidores da UPA recebam abono

Uma lei federal impede que a Prefeitura conceda este auxílio aos profissionais que lidam eventualmente com pacientes infectados.

Prefeitura Municipal de Patos de Minas

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas enviou um comunicado nesta quinta-feira (20) explicando o motivo de os servidores da UPA não estarem recebendo a gratificação de R$850,00 referente ao enfretamento da Covid-19. Uma lei federal impede que a Prefeitura conceda este auxílio aos profissionais que lidam eventualmente com pacientes infectados.

De acordo com o comunicado enviado para o Patos Hoje pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, para recebimento de abono pecuniário, a Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que conforme a Lei Complementar Federal 173/2020, até 31 de dezembro deste ano, municípios só podem conceder abono a profissionais de saúde relacionados a medidas de combate à Covid-19.

A nota explica que, por isso a Lei Complementar 627, de agosto de 2020, prevê R$ 850,00 apenas para servidores municipais que atuam na prestação de serviços em situação de risco direto – e não eventual- de contaminação pelo novo coronavírus, o que engloba profissionais atuantes no Hospital de Campanha, no Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19, em ambulâncias e veículos destinados ao transporte de pacientes em tratamento da doença.

A nota conclui dizendo que o trabalho exercido pela equipe da UPA é essencial em Patos de Minas, contudo os profissionais da Unidade de Pronto Atendimento não lidam com o atendimento a infectados pela Covid-19, justamente porque foi instalada a ala anexa ao prédio principal para essa finalidade exclusiva.

O Patos Hoje havia publicado nessa quarta-feira (19) um manifesto dos servidores da UPA cobrando o pagamento do auxílio. Eles explicavam que também estavam trabalhando na linha de frente ao combate à Covid-19.

Últimas Notícias

Atleta patense do Vôlei Renata de Campinas comemora o título de vice-campeão da Superliga

Veja mais

Jovem tem moto furtada em frente à casa da namorada, mas acusado acaba preso pela PM

Veja mais

Patos de Minas abre 1.500 vagas de emprego em março e bate recorde para um único mês

Veja mais

Homem descumpre medida protetiva se recusando a sair de casa e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Empresas de laticínio fazem esclarecimento sobre apreensão de 20 toneladas de queijo em Patos de Minas

Veja mais

Comércio deve fechar neste 1º de Maio; veja o que abre e o que fecha em Patos de Minas

Veja mais