Prefeitura esclarece dúvidas sobre retorno obrigatório das aulas presenciais a partir de hoje

As escolas foram autorizadas a receber 100% dos alunos.

A Secretaria Municipal de Educação emitiu um comunicado com respostas às perguntas mais frequentes sobre o retorno obrigatório das aulas presenciais. A partir desta quarta-feira (03), todos os cerca de 6 mil alunos da rede municipal devem estar presentes em sala de aula. As escolas foram autorizadas a receber 100% dos alunos.

Apenas o aluno que possui comorbidade comprovada terá acesso ao ensino remoto ou híbrido. Comorbidades são condições prévias ou doenças pré-existentes associadas a um agravante do quadro clínico do paciente quando outra doença se instala. Sendo assim, o médico indicará no relatório ou laudo se o aluno as tem ou não.

Veja as respostas às principais dúvidas dos pais:

-Meu filho não tem uniformes da escola. Será obrigatório para o período presencial até o fim deste ano letivo?

Não será obrigatório. O permitido será calça jeans ou bermuda (não short) e camiseta.

-Não tenho condições de adquirir material escolar novo para o meu filho usar apenas neste período final. O que a escola exigirá em relação a isso?

Não haverá lista de material escolar, apenas lápis, caneta, borracha e caderno, itens esses que os alunos já usam nas aulas remotas e nos cadernos de atividades.

-Meu filho ainda não vacinou, tenho receio de enviá-lo para a escola. As unidades estão preparadas para receber os alunos com segurança?

A entrada e saída serão escalonadas, bem como o horário do recreio. O uso de máscara é obrigatório, e o álcool gel continuará sendo disponibilizado nas escolas. Cada aluno(a) deve ter seu autocuidado nas interações com os colegas.

-Os CMEIs também retornarão, será horário integral?

Os centros de educação infantil voltam às aulas e, no geral, será de forma integral. Há casos específicos em que o quadro de estagiários não está completo, o que impede o retorno integral. As unidades estão em contato com as famílias, e os pais podem procurar os próprios CMEIS em caso de dúvidas.

-Por que a prefeitura decidiu pelo retorno presencial obrigatório há poucos dias do fim do ano letivo? Essa volta fará diferença na educação do meu filho?

A prefeitura está seguindo o protocolo determinado pelo Governo de Minas Gerais. As flexibilizações, segundo o Governo estadual, foram possíveis devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19, inclusive para adolescentes de 12 a 17 anos, e à redução de casos e óbitos em decorrência da doença. O cenário epidemiológico em Patos de Minas acompanha a realidade estadual e nacional, o que possibilita o retorno.

O período de isolamento trouxe muitos prejuízos aos alunos, principalmente no processo de aprendizagem. Quanto antes voltarmos à rotina de estudos na escola, melhor serão os resultados de uma aprendizagem significativa.

As escolas estaduais seguem as definições do Governo de Minas Gerais, o qual estabeleceu o retorno obrigatório para a partir de 3/11/2021. Já as instituições particulares têm a opção de tornar obrigatória ou não a volta 100% presencial de todos os alunos, devendo os pais seguirem o que for definido em cada unidade de ensino.

Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais