Prefeitura de Patos de Minas informa que flexibilização social ocorrerá conforme plano Minas Consciente

Plano trata da retomada gradativa das atividades econômicas, não deixando de considerar regras de segurança para evitar a propagação do coronavírus.

Prefeitura de Patos de Minas.

Patos de Minas seguirá o plano "Minas Consciente - Retomando a economia do jeito certo", desenvolvido pelo Governo estadual para orientar a flexibilização das medidas de isolamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus. A adesão ao programa está prevista no Decreto 4.819, publicado no último dia 27, no Diário Oficial do Município. O Patos Hoje já havia adiantado esta adesão.

Conforme a norma, o poder público local observará as orientações e protocolos sanitários estabelecidos pelo plano nas tomadas de decisão para o retorno consciente e seguro das atividades econômicas no município. O decreto deixa claro que a retomada será gradual e progressiva, embasada em critérios e dados epidemiológicos, a partir de um monitoramento constante da situação pandêmica e da capacidade assistencial do município.

O procurador-geral do município, Jadir Souto Ferreira, esclarece que o plano terá papel norteador quanto às decisões tomadas em relação a Patos de Minas. Segundo ele, "os critérios e orientações desse projeto serão analisados pelo Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus que, após parecer do Comitê Técnico, vai deliberar a respeito das medidas a serem adotadas aqui".

O projeto "Minas Consciente: Retomando a Economia do Jeito Certo" prevê a reabertura gradual do comércio nas cidades para garantir que as atividades econômicas retornem de maneira segura e com regras bem definidas para evitar contágio. Os protocolos sanitários a serem seguidos foram organizados, de acordo com as especificidades de cada setor, em duas categorias principais: orientações básicas (comuns a todos os cidadãos) e orientações específicas (destinadas a empresários e consumidores). A disponibilização desses protocolos será feita de modo progressivo, obedecendo aos indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.

"Ondas" - O Minas Consciente elaborou uma matriz de risco com a segmentação das atividades econômicas em quatro "ondas", sendo: verde (serviços essenciais); branca (baixo risco); amarela (médio risco); vermelha (alto risco). É importante ressaltar que o plano estabelece a possibilidade de os segmentos mudarem de onda em virtude da análise do cenário epidemiológico. Além disso, existem setores (como escolas e casas de show e eventos) que não têm previsão de retomada de acordo com o Minas Consciente.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Aposentada invade apartamento de policial, se nega a sair e acaba presa por perseguição e vários outros crimes

Veja mais

Quatro rotatórias da av. Marabá sofrerão mudanças na sinalização e passarão a ter a preferência

Veja mais

Após denúncias, PM encontra drogas em terreno e leva dono de tabacaria para a delegacia

Veja mais

Em ataque sangrento, pitbulls matam cão em Carmo do Paranaíba; imagens fortes

Veja mais

Caminhoneiro reclama de tapa-buracos na BR 365; rodovia deverá ser recapeada no trecho

Veja mais