Prefeitura de Patos de Minas explica que casos suspeitos de coronavírus podem não ser testados

Terão preferência na coleta de material para exame os casos graves e os profissionais da saúde.

Atestado médico com CID: B342- Infecção por coronavírus de localização não especificada.

Nem todos casos suspeitos de coronavírus em Patos de Minas serão testados. Isso seria devido ao novo protocolo do Ministério da Saúde e também por não haver testes para todos. Isso vai explicar em parte a dificuldade de se confirmar ou não a doença. Terão preferência na coleta de material para exame os casos graves e os profissionais da saúde.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, antes, em todos os casos suspeitos eram coletados material para que seja feito o exame na FUNED, em Belo Horizonte. No entanto, o protocolo do Ministério da Saúde alterou o procedimento pedindo para que seja feita coleta apenas em casos graves e profissionais da saúde.

O Patos Hoje teve acesso ao caso de um paciente que procurou a Unidade Básica de Saúde do Bairro Jardim Panorâmico, foi diagnosticado pela médica com coronavírus, mas não teve o material coletado para exame. Segundo a informação do paciente, isso só poderia ser feito de forma particular. Ele recebeu a orientação para ficar em isolamento em casa por 15 dias.

O Prefeito Municipal José Eustáquio destacou que realmente está tendo muita dificuldade na realização dos exames que são feitos em Belo Horizonte, mas explicou que está adquirindo 5 mil testes rápidos que poderão emitir o resultado em 5 a 7 dias. Ele acredita que isso pode contribuir para os diagnósticos.

A população tem tido uma grande preocupação com relação aos testes, já que Patos de Minas está com 109 notificações de coronavírus, sendo que apenas 9 foram realizados, todos com resultado negativo. Com relação ao atestado médico sem coleta de material para exame, a Assessoria da Prefeitura explicou que, de fato, só o exame laboratorial confirma o diagnóstico.

Últimas Notícias

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais

Durante confraternização, CEMIL apresenta nova frota e cobra medidas contra a importação de leite

Veja mais

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais