Prefeitura assina convênio com o Corpo de Bombeiros para integração com o SAMU

As unidades básicas passaram a ser compostas por um técnico em enfermagem, um socorrista e um bombeiro condutor.

O convênio foi assinado pelo prefeito Pedro Lucas e pelo comandante da Região do Corpo de Bombeiros, coronel Felipe.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU vai passar a atuar em conjunto com o Corpo de Bombeiros. Convênio assinado na manhã desta terça-feira (28) entre a Prefeitura e o comando da regional do Corpo de Bombeiros promove a integração da corporação e do SAMU.

O convênio foi assinado pelo prefeito Pedro Lucas e pelo comandante da Região do Corpo de Bombeiros, coronel Felipe. Com a integração, o Corpo de Bombeiros vai passar a atuar em conjunto com os profissionais do SAMU na mesma unidade de atendimento.

De acordo com o coordenador geral do SAMU, Fabiano Henrique Moronte, com o convênio de integração, o comando do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência passa a ser feito pelo Corpo de Bombeiros. Ele explicou que a mudança não leva em conta a regionalização do SAMU, já que este projeto é do Estado, que passará a ter um novo governo a partir do ano que vem.

De acordo com o prefeito Pedro Lucas a medida, além de trazer economia para o município, vai dinamizar o atendimento à população. Ele explicou que a integração vai evitar, por exemplo, que unidades do SAMU e Corpo de Bombeiros se desloquem para atender a mesma ocorrência como acontece atualmente.

O SAMU de Patos de Minas dispõe de quatro equipes atuando diariamente, sendo uma UTI Móvel, duas ambulâncias básicas e uma motolância. As unidades básicas passaram a ser compostas por um técnico em enfermagem, um socorrista e um bombeiro condutor. Os telefones 192 do SAMU e 193 do Corpo de Bombeiros também passaram a funcionar na mesma central de atendimento.

O Corpo de Bombeiros de Patos de Minas sofre com uma carência de pessoal. Segundo o coronel Felipe, no entanto, 20 novos bombeiros da turma que esta se formando agora serão designados para Patos de Minas para reforçar o efetivo da companhia.  Eles devem chegar à cidade nos próximos dias.

Com a assinatura do convênio, o processo de integração do SAMU e do Corpo de Bombeiros inicia um processo de adaptação e de adequações das atividades.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Homem é preso cortando fios da rede elétrica de casa que está para alugar

Veja mais

Municípios da Regional de Patos de Minas aderem 100% a política de drones no combate às arboviroses

Veja mais

Por suspeita de traição, homem agride e ameaça mulher com faca na mão

Veja mais

Após deslizamento de pedras, MGC354 entre Patos e Presidente Olegário é totalmente liberada

Veja mais

Polícia Militar prende as mulheres que seriam fornecedoras de drogas no Galpão do Produtor

Veja mais

Capotamento após batida em carreta deixa uma pessoa morta e outra ferida na BR 352

Veja mais