Prefeitura assina convênio com o Corpo de Bombeiros para integração com o SAMU

As unidades básicas passaram a ser compostas por um técnico em enfermagem, um socorrista e um bombeiro condutor.

O convênio foi assinado pelo prefeito Pedro Lucas e pelo comandante da Região do Corpo de Bombeiros, coronel Felipe.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU vai passar a atuar em conjunto com o Corpo de Bombeiros. Convênio assinado na manhã desta terça-feira (28) entre a Prefeitura e o comando da regional do Corpo de Bombeiros promove a integração da corporação e do SAMU.

O convênio foi assinado pelo prefeito Pedro Lucas e pelo comandante da Região do Corpo de Bombeiros, coronel Felipe. Com a integração, o Corpo de Bombeiros vai passar a atuar em conjunto com os profissionais do SAMU na mesma unidade de atendimento.

De acordo com o coordenador geral do SAMU, Fabiano Henrique Moronte, com o convênio de integração, o comando do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência passa a ser feito pelo Corpo de Bombeiros. Ele explicou que a mudança não leva em conta a regionalização do SAMU, já que este projeto é do Estado, que passará a ter um novo governo a partir do ano que vem.

De acordo com o prefeito Pedro Lucas a medida, além de trazer economia para o município, vai dinamizar o atendimento à população. Ele explicou que a integração vai evitar, por exemplo, que unidades do SAMU e Corpo de Bombeiros se desloquem para atender a mesma ocorrência como acontece atualmente.

O SAMU de Patos de Minas dispõe de quatro equipes atuando diariamente, sendo uma UTI Móvel, duas ambulâncias básicas e uma motolância. As unidades básicas passaram a ser compostas por um técnico em enfermagem, um socorrista e um bombeiro condutor. Os telefones 192 do SAMU e 193 do Corpo de Bombeiros também passaram a funcionar na mesma central de atendimento.

O Corpo de Bombeiros de Patos de Minas sofre com uma carência de pessoal. Segundo o coronel Felipe, no entanto, 20 novos bombeiros da turma que esta se formando agora serão designados para Patos de Minas para reforçar o efetivo da companhia.  Eles devem chegar à cidade nos próximos dias.

Com a assinatura do convênio, o processo de integração do SAMU e do Corpo de Bombeiros inicia um processo de adaptação e de adequações das atividades.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais