Polícia Militar lança serviço na internet para auxiliar no rastreamento e localização de celulares
Para tentar conter a ação dos criminosos e auxiliar no rastreamento e localização de aparelhos roubados, a Polícia Militar lançou o site “Celular Seguro”.
Os telefones celulares, cada vez mais modernos, funcionais e caros, se tornaram alvo também dos ladrões. Os furtos se multiplicam em Patos de Minas e em outras cidades do Estado. Para tentar conter a ação dos criminosos e auxiliar no rastreamento e localização de aparelhos roubados, a Polícia Militar lançou o site “Celular Seguro”. Somente no primeiro semestre deste ano, foram registrados 31.880 roubos de celulares em Minas.
Para utilizar o serviço gratuito, o cidadão deve fazer um cadastro no site Celular Seguro. Além de informar seu e-mail e telefone principal, o internauta cadastra dados pessoais e informações do aparelho celular (marca, modelo e o código IMEI – este código existe para cada chip e pode ser conferido ao digitar *#06# no aparelho). A partir daí, com um usuário e senha de acesso criados, o cidadão pode gerenciar seus telefones cadastrados e alertar o roubo/furto de celulares.
“Uma das funções oferecidas no site Celular Seguro é de estimular as pessoas a conhecer e utilizar a ferramenta de rastreamento que já está disponível em cada aparelho (nos smartphones), pois é sabido que, mesmo sendo dispositivos pré-instalados em cada sistema operacional, muitos ainda não conhecem ou utilizam”, observa o tenente coronel Hércules.
O site “ Celular Seguro ” foi criado em 2015 pelo 28ª Batalhão da Polícia Militar e, a partir dos bons resultados alcançados, passou a ser disponibilizado para todo o Estado. Com o serviço todos os furtos e roubos de celulares no estado podem ser acessados e, em caso de localização, seus proprietários serão comunicados. O sistema não substitui o registro do Boletim de Ocorrência.
Dicas de segurança
De acordo com o Armazém de Dados do Registros de Eventos de Defesa Social (Reds) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), no primeiro semestre de 2016 foram registradas 31.880 ocorrências de roubo de celular em todo o estado. No mesmo período do ano anterior, foram 22.183, também somente de roubos registrados.
Em 2015, em todo o estado, foram registradas ocorrências de roubo de 48.955 celulares e 42.243 registros de furto. Na capital, foram 21.290 roubos registrados e 11.406 furtos.
Diante desse número, o tenente coronel Hércules lembra as pessoas sobre a importância de se manterem bastante atentas na utilização do telefone celular, evitando distrações, principalmente em locais e horários de pouco fluxo de pessoas.
“Outra maneira importante de contribuir para a redução da prática desses delitos é evitar o comércio ilegal. Primeiro, para que evite incorrer no crime de receptação. E, segundo, para desestimular esse mercado ilícito”, alerta.
Autor: Maurício Rocha