Polícia Militar lança “Rede de Fazendas Protegidas” para melhorar a segurança na zona rural

A intenção é criar uma rede de proteção para aumentar a sensação de segurança e para combater os crimes na zona rural.

O lançamento aconteceu na manhã desta sexta-feira (15) na sede do Sindicato Rural.

O comando do 15º Batalhão da Polícia Militar lançou na manhã desta sexta-feira (15) na sede do Sindicato dos Produtores Rurais, o projeto “Rede de Fazendas Protegidas”. A intenção é criar uma rede de proteção para aumentar a sensação de segurança e para combater os crimes na zona rural, principalmente os roubos em fazendas.

De acordo com o tenente-coronel, Roberto Martins, a “Rede de Fazendas Protegidas” tem dado bons resultados no município de Patrocínio, que é pioneiro no projeto. O comandante do 15º BPM destacou que a intenção é fazer com que a tecnologia possa ser usada também a favor da segurança pública.

O tenente Morais explicou que a “Rede de fazendas Protegidas” é baseada em dois pilares. “Primeiro é preciso fazer com que os moradores do campo troquem informações a respeito dos acontecimentos da comunidade”, destacou. O segundo pilar é o mapeamento de todas as fazendas, pontos comerciais, locais de interesse da comunidade, equipamentos comunitários e estradas rurais.

Segundo a Polícia Militar, o município de Patos de Minas tem 5 mil pontos que deverão ser identificados e cadastrados. Os dados serão lançados em um programa que, com a ajuda de um GPS, levará a equipe policial exatamente ao local do chamado, aumentando a possibilidade de coibir o crime e, em último caso, de prender o infrator.

Na região, a “Rede de Fazendas Protegidas” já está instalada em diversos municípios. Em Patos de Minas, o projeto vem sendo debatido nas comunidades rurais há algum tempo e a expectativa é de que comece a funcionar já a partir do próximo mês. Os moradores da zona rural estão entusiasmados com o projeto de melhoria da segurança no campo.

As propriedades rurais serão cadastradas e receberão uma placa de identificação. A Polícia Militar vai disponibilizar cinco equipes de Patrulha Rural para fazer o trabalho no campo. O comando do 15º BPM está confiante na redução dos índices de criminalidade na zona rural.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais