Polícia Civil reinaugura Projeto Mediar para garantir melhor solução de conflitos

A medida deve desafogar o poder judiciário e proporcionar uma melhor pacificação social.


Com a presença de várias autoridades, a Polícia Civil de Patos de Minas reinaugurou o Projeto Mediar.
Com a presença de várias autoridades, a Polícia Civil de Patos de Minas reinaugurou o Projeto Mediar nesta quinta-feira (05). O núcleo que vai contar com três mediadores pretende promover a conciliação para solucionar os conflitos de menor potencial ofensivo e evitar novas ocorrências. A medida também deve desafogar o poder judiciário e proporcionar uma melhor pacificação social.

A coordenadora do projeto em Minas Gerais, Adriana Costa, veio a Patos de Minas para reinaugurar o núcleo que já vinha funcionando desde 2012. Ela falou sobre o sucesso do projeto em outras cidades do estado e informou que a mediação vem diminuindo a recorrência dos registros de defesa social e trazendo mais paz social.

O Juiz de Direito do Juizado Especial, Dr. Ricardo Augusto Salge, também ressaltou a importância do projeto. Ele informou que no mês passado foram realizados cerca de 120 acordos no núcleo reduzindo significativamente a quantidade de processos criminais. Além disso, ele contou que a negociação tem um resultado mais eficaz.

Segundo o magistrado, muitas vezes, o processo judicial acaba provocando mais atrito entre as partes. “Vai levar a uma melhor pacificação social e garantir uma solução mais rápida dos conflitos”, informou. O Dr. Carlos Alvarenga, Chefe do 10º Departamento da Polícia Civil, ressaltou que o projeto vai promover o diálogo para buscar a paz e eliminar o ódio.

O Comandante da 10ª RPM, Cel Elias Perpétuo Saraiva, viu o projeto como uma forma de evitar que crimes mais graves aconteçam já que a maioria dos crimes violentos começa com alguma desavença. O presidente da 45ª Subseção da OAB em Patos de Minas, Dr. Cristiano Corrêa, aprovou a medida e apoia outras medidas que visem resolver os litígios por meio da conciliação.

O Promotor de Justiça, José Carlos de Oliveira Campos Júnior, também viu de forma positiva a iniciativa e espera colher bons frutos. O delegado, Dr. Bruno do Carmo Garcia, responsável pelo núcleo, disse que a sala foi reformada com recursos do estado com apoio da iniciativa privada e três mediadoras trabalharão no projeto.

O delegado contou como as pessoas poderão procurar o núcleo para resolverem os conflitos. As pessoas que estiverem passando por algum problema que configure injúria, calúnia, difamação, desavença com o vizinho, perturbação do sossego, lesão corporal e entre outros casos de menor potencial ofensivo podem registrar a ocorrência policial, casos em que poderão ser chamados para a mediação.

As pessoas também poderão procurar diretamente o Núcleo do Projeto Mediar que fica no 2º andar da Delegacia Regional situada na Rua dos Carajás, 461, Bairro Caiçaras.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Operação com guindaste para substituir ar condicionado do Banco do Brasil interdita a principal rua da cidade

Veja mais

Motorista é preso pela Polícia Militar Rodoviária transportando grande quantidade de maconha, em Patrocínio

Veja mais

URT empata com Valério e está a uma vitória do acesso

Veja mais

Motocicleta clonada é apreendida durante operação da Polícia Rodoviária Estadual na BR 352

Veja mais

Pavimentação é concluída e trânsito na segunda pista da avenida Fátima Porto está liberado

Veja mais

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais