Polícia Civil reinaugura Projeto Mediar para garantir melhor solução de conflitos

A medida deve desafogar o poder judiciário e proporcionar uma melhor pacificação social.


Com a presença de várias autoridades, a Polícia Civil de Patos de Minas reinaugurou o Projeto Mediar.
Com a presença de várias autoridades, a Polícia Civil de Patos de Minas reinaugurou o Projeto Mediar nesta quinta-feira (05). O núcleo que vai contar com três mediadores pretende promover a conciliação para solucionar os conflitos de menor potencial ofensivo e evitar novas ocorrências. A medida também deve desafogar o poder judiciário e proporcionar uma melhor pacificação social.

A coordenadora do projeto em Minas Gerais, Adriana Costa, veio a Patos de Minas para reinaugurar o núcleo que já vinha funcionando desde 2012. Ela falou sobre o sucesso do projeto em outras cidades do estado e informou que a mediação vem diminuindo a recorrência dos registros de defesa social e trazendo mais paz social.

O Juiz de Direito do Juizado Especial, Dr. Ricardo Augusto Salge, também ressaltou a importância do projeto. Ele informou que no mês passado foram realizados cerca de 120 acordos no núcleo reduzindo significativamente a quantidade de processos criminais. Além disso, ele contou que a negociação tem um resultado mais eficaz.

Segundo o magistrado, muitas vezes, o processo judicial acaba provocando mais atrito entre as partes. “Vai levar a uma melhor pacificação social e garantir uma solução mais rápida dos conflitos”, informou. O Dr. Carlos Alvarenga, Chefe do 10º Departamento da Polícia Civil, ressaltou que o projeto vai promover o diálogo para buscar a paz e eliminar o ódio.

O Comandante da 10ª RPM, Cel Elias Perpétuo Saraiva, viu o projeto como uma forma de evitar que crimes mais graves aconteçam já que a maioria dos crimes violentos começa com alguma desavença. O presidente da 45ª Subseção da OAB em Patos de Minas, Dr. Cristiano Corrêa, aprovou a medida e apoia outras medidas que visem resolver os litígios por meio da conciliação.

O Promotor de Justiça, José Carlos de Oliveira Campos Júnior, também viu de forma positiva a iniciativa e espera colher bons frutos. O delegado, Dr. Bruno do Carmo Garcia, responsável pelo núcleo, disse que a sala foi reformada com recursos do estado com apoio da iniciativa privada e três mediadoras trabalharão no projeto.

O delegado contou como as pessoas poderão procurar o núcleo para resolverem os conflitos. As pessoas que estiverem passando por algum problema que configure injúria, calúnia, difamação, desavença com o vizinho, perturbação do sossego, lesão corporal e entre outros casos de menor potencial ofensivo podem registrar a ocorrência policial, casos em que poderão ser chamados para a mediação.

As pessoas também poderão procurar diretamente o Núcleo do Projeto Mediar que fica no 2º andar da Delegacia Regional situada na Rua dos Carajás, 461, Bairro Caiçaras.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Prefeitura assina ordens de serviço para revitalização do Teatro, de monumentos históricos e para construção de ponte

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais