Polícia Civil inaugura Centro de Treinamento e Ação Policial na Acadepol

O TAP foi inaugurado pela chefe da Instituição, a delegada-geral Andrea Vacchiano, que destacou a importância do centro.

A Polícia Civil de Minas Gerais passa a contar a partir desta sexta-feira (22/1) com mais um espaço para capacitar policiais civis: o Centro de Treinamento e Ação Policial Delegado Elson Matos (TAP), na Acadepol. Na ocasião, policiais civis realizaram uma demonstração com umas das técnicas de progressão que serão utilizadas nos treinamentos.

O TAP foi inaugurado pela chefe da Instituição, a delegada-geral Andrea Vacchiano, que destacou a importância do centro. “O centro de treinamento representa uma realização concreta que materializa o compromisso com a capacitação e valorização dos policiais civis nesta que é uma das mais importantes diretrizes apresentadas pela chefia da PC”, ressaltou a chefe da Polícia Civil.

O local foi construído onde eram as antigas salas de aula desativadas na Acadepol e hoje, após três meses de obras, é uma casa, composta por vários cômodos, além de um vestiário para os professores. O centro foi construído a partir de uma parceria entre a Polícia Civil com o Banco do Brasil, que contribuiu com R$ 25 mil, e com a Caixa Econômica Federal, que cedeu o mobiliário, o circuito interno de segurança e R$ 5 mil.

O centro tem como objetivo a capacitação do policial civil para o enfrentamento de situações do seu cotidiano como, por exemplo, aulas de táticas para o cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão, combate em ambientes confinados, entrada e progressão em ambientes fechados.

A equipe que ministra as aulas de Técnicas de Ação Policial é composta por 25 professores e coordenada pelo delegado de Polícia Elson Matos da Costa. O investigador Eli César de Oliveira, lotado no Grupo de Combate à Organização Criminosa (GCOC) junto ao Ministério Público de Minas Gerais, faz parte da equipe do TAP e destaca a importância do espaço para o treinamento.

“Estamos na iminência da nomeação de novos investigadores de Polícia, e este espaço será muito importante para a capacitação dos servidores. Antigamente, tínhamos que fazer esse tipo de treinamento em locais alugados e sem a estrutura necessária fora da Acadepol”, comentou.

O investigador Cláudio Manoel, também lotado no GCOC, elogia o novo local de treinamento. “O centro é uma reivindicação antiga da equipe do TAP. Este é um local onde poderemos desenvolver melhor nossas técnicas de entrada e progressão em ambientes fechados. E irá servir tanto para os novos investigadores quanto para os policiais que já fazem parte do efetivo da Polícia Civil”, disse.

Novos investigadores

Durante inauguração do Centro de Treinamento e Ação Policial Delegado Elson Matos, a chefe da Polícia Civil atendeu pela primeira vez a imprensa desde a sua posse. A delegada-geral Andrea Vacchiano confirmou a nomeação dos novos investigadores.  “Após a nomeação, em etapa única, dos 1.000 investigadores de Polícia que será realizada pelo governador, iremos dar andamento ao nosso cronograma que prevê que eles estarão no dia 15 de fevereiro na Acadepol, iniciando os trabalhos”, revelou.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais