PM afirma que números apresentados pelo Estado de Minas são de 2010 e já sofreram queda

A Polícia Militar afirma que os números são verdadeiros, mas argumenta que eles são de 2010.


O comando da Polícia Militar reuniu na imprensa para esclarecer os números apresentados por uma reportagem do Jornal Estado de Minas.
O comando da Polícia Militar reuniu com a imprensa na tarde dessa segunda-feira (15) para esclarecer os números apresentados por uma reportagem realizada pelo Jornal Estado de Minas sobre a violência nas escolas do Estado. A publicação aponta Patos de Minas na liderança do ranking em número de ocorrências registradas dentro das escolas. A Polícia Militar afirma que os números são verdadeiros, mas argumenta que eles são de 2010 e que a realidade hoje é muito diferente.

De acordo com o comandante da 10ª Região da Polícia Militar, Coronel Elias Perpétuo, o número de ocorrências nas escolas de Patos de Minas vem caindo ano após ano. De acordo com ele foram 267 ocorrências em 2010, 222 ocorrências em 2011 e 113 ocorrências em 2012. Em apenas três anos, segundo a PM, o número de registros policiais dentro das escolas caiu para menos da metade.

O comandante do 15 BPM, tenCel Campos, aponta alguns fatores como responsáveis pela redução no número de ocorrências registradas nas escolas. Segundo ele, oito equipes fazem o trabalho de patrulha escolar, atendendo as 56 escolas públicas e particulares de Patos de Minas. “O trabalho é tão próximo que os diretores e vice-diretores têm o telefone pessoal do policial para facilitar o acionamento”, esclarece o comandante.

Mas apesar da queda nos números, as escolas de Patos de Minas, assim como as do restante do país, continuam convivendo com a violência. A diretora da Escola Estadual Marcolino de Barros, Fátima Landim, afirma que os educadores vivem em constante ameaça dos alunos. A falta de compromisso dos pais com a educação dos filhos e a dificuldade de encontrar mecanismos para punir os alunos infratores é outro problema apontado pelos educadores.

O comandante da 10ª RPM recomendou que os educadores continuem acionando a Polícia Militar sempre que for necessário. Segundo o coronel Elias todas as ocorrências registradas nas escolas terão andamento e servirão de base estatística para resolver o problema. O comandante do 15º BPM também pediu o apoio da sociedade para continuar denunciado as ocorrências de crimes, principalmente nas portas das escolas.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Polícia Militar prende homem por furtar cerca de R$34.000,00 em joias de ouro, em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Desacordo em compra de arma termina com quatro homens presos e mais de R$180mil apreendidos

Veja mais

Mulher morre após se afogar nas águas da Lagoa Grande, em Patos de Minas

Veja mais

Médico acaba na delegacia após ataque de fúria em condomínio em Patos de Minas

Veja mais

Como vivem os artistas de rua? Colombiano em Patos de Minas conta como é a rotina

Veja mais

Secretária apresenta novas tecnologias no combate às arboviroses e fala sobre situação da dengue

Veja mais