Placa de gesso no teto da Upa Porte III desaba e deve adiar funcionamento
O fato aconteceu depois que uma chuva que começou por volta das 18h00.
De acordo com o vigia, Hélio Antônio de Oliveira, a água da chuva começou a infiltrar no teto da unidade e os equipamentos tiveram que ser retirados da sala de urgência. A prefeitura foi comunicada e o prefeito Pedro Lucas foi até o local. A Polícia Militar foi acionada e registrou uma ocorrência da infiltração e da água que escorreu para dentro da unidade.
Isso aconteceu por volta das 18h00. Depois disso, por volta das 21h30, com o teto já molhado, uma placa de gesso de cerca de 1,5 m² acabou desabando do teto da unidade. O Corpo de Bombeiros foi acionado e registrou o fato. Segundo o Sargento Vicente, se alguém estivesse no local poderia realmente ter se ferido.
O Prefeito Pedro Lucas lamentou o fato e disse que isso pode adiar ainda mais o funcionamento. Ele informou que o acidente confirma que a obra da unidade não oferece segurança e só vai colocá-la para funcionar depois que uma perícia técnica comprove a ausência de riscos para a população.
E a chuva que caiu no local foi realmente forte. Três paredes da obra de uma creche próxima acabaram desabando também. Moradores que estão ansiosos para verem a unidade em funcionamento também lamentaram o fato. Elizângela Cornélio contou que funcionários trabalharam no telhado da obra durante o dia e isso pode ter contribuído com o acidente.
No entanto, a Perícia Técnica também foi até o local para analisar as causas do acidente e essa hipótese pode ser descartada. O perito da Polícia Civil subiu no telhado e verificou que a calha realmente pode não ter suportado o volume d’água e transbordado, provocando a infiltração. O laudo pericial deve ficar pronto em 30 dias.
Autor: Farley Rocha