Pisa: Brasil mantém estabilidade em matemática, leitura e ciências
Resultados do programa de avaliação foram divulgados hoje pela OCDE
O Brasil manteve-se estável nas pontuações em matemática,
leitura e ciências no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).
No entanto, menos de 50% dos alunos conseguiram nível mínimo de aprendizado em
matemática e ciências.
De acordo com o levantamento, 27% dos alunos brasileiros
alcançaram o nível 2 de proficiência em matemática, considerado o patamar
mínimo de aprendizado, enquanto que a média dos países da OCDE na disciplina é
69%.
Leitura e Ciências
Quanto à leitura, metade dos estudantes no Brasil obtiveram
o nível 2 ou mais. Apesar de melhor desempenho, o percentual ainda fica abaixo
da média da OCDE, 74%. Nos patamares 5 e
6, o percentual foi de apenas 2%.
Em ciências, cerca de 45% dos alunos chegaram ao nível 2,
contra 76% da média da OCDE. Os estudantes com melhor desempenho somaram apenas
1%.
Em comparação ao Pisa de 2018, o desempenho médio nos países
da OCDE caiu dez pontos em leitura e quase 15 pontos em matemática. Em
ciências, a média ficou estável.
Fonte: Agência Brasil