Pesquisador patense da Fiocruz rebate Fake News e faz um alerta sobre a gravidade da Covid19

O programa Contraponto do Patos Hoje conversou com o pesquisador patense Gabriel Fernandes para falar dos desafios que a Covid-19 tem imposto ao mundo.

No mesmo dia em que a Secretaria Municipal de Saúde confirmou o primeiro caso de coronavírus em Patos de Minas, o programa Contraponto do Patos Hoje conversou com o pesquisador patense Gabriel Fernandes para falar dos desafios que a Covid-19 tem imposto ao mundo. Ele rebateu Fake News e fez um alerta às pessoas que não estão levando a pandemia a sério.

Gabriel Fernandes é doutor em bioinformática e pesquisador em saúde pública da Fiocruz. Ele destacou que o grande temor dos especialistas em relação ao coronavírus é a velocidade com que ele se propaga e também pelo fato de ser um vírus novo. “De fato, esse cenário que a gente está tendo, pelo menos a nossa geração, ela nunca presenciou. É um vírus novo, ele é fruto de uma recombinação homóloga de outros vírus, ou seja, ninguém nunca foi exposto a ele e como ninguém nunca foi exposto a ele, ninguém tem anticorpos”. No caso do Corona ninguém tem resistência a ele”, disse o pesquisador.

O pesquisador também tirou dúvidas sobre notícias falsas que tem circulando nas redes sociais amenizando a importância do vírus. Ele rebateu, por exemplo, a teoria de que o coronavírus não teria alta propagação no Brasil por causa do clima quente no país. Gabriel explicou que a temperatura do corpo humano é de 36 graus e isso, por si só já é suficiente para perceber que esta teoria não se sustenta.

O pesquisador também falou sobre receitas caseiras que tem surgido nas redes sociais que seriam eficientes para curar a Covid-19 e sobre medicamentos e vacinas que estariam sendo utilizadas. O pesquisador relatou estudos que tem sido feitos no Brasil e no mundo em busca de uma cura para a doença.

Por último, Gabriel falou sobre a importância do isolamento social. Ele disse que evitar aglomerações é a única de forma de desacelerar a velocidade em que o Coronavírus se espalha. O pesquisador alertou que se muitas pessoas forem contaminadas ao mesmo tempo haverá uma sobrecarga em todo o sistema de saúde e, neste caso, não só os idosos morreriam, mas também as vítimas de acidentes ou de infarto, por exemplo, que não teriam lugar para buscar atendimento.

O Programa Contraponto é produzido pelo portal Patos Hoje e vai ao ar em streaming diário e ao vivo às 17h30 no portal, no youtube e no facebook do Patos Hoje.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais