Pescadores capturam peixes para catalogar espécies residentes na Lagoa Grande
As informações serão encaminhadas para o Instituto Estadual de Floresta – IEF – atendendo uma exigência do órgão.
Uma força-tarefa foi formada na manhã desta quinta-feira (24) para fazer a catalogação das espécies de peixes residentes na Lagoa Grande em Patos de Minas. O trabalho, no entanto, não foi dos mais fáceis. O barco tinha dificuldade em navegar em decorrência da escassez de água e o barro nos fundos da represa dificultava a locomoção dos pescadores.
Mas não será desta vez que os peixes ainda existentes na Lagoa Grande serão retirados. A diretoria de Meio Ambiente faz a coleta apenas por amostragem para catalogar as espécies residentes no local. As informações serão encaminhadas para o Instituto Estadual de Floresta – IEF – atendendo uma exigência do órgão.
Com relação as obras no local, o serviço segue em ritmo lento. Os profissionais trabalham na construção de uma barreira de contenção da água que para muitos terá pouco efeito. A Secretaria Municipal de Planejamento também não decidiu se irá fazer a limpeza em toda a lagoa ou apenas na parte assoreada.
E a chegada a primavera trouxe uma outra preocupação. A estação deverá ser marcada por muitas chuvas, o que pode dificultar a conclusão das obras. Há quem duvide que o trabalho de revitalização da Lagoa Grande seja concluído no prazo estabelecido no contrato, que é até o final deste ano.
Autor: Maurício Rocha