Pesca nos rios Paranaíba, Prata e Abaeté fica totalmente proibida durante a Piracema

A pescaria fica totalmente proibida, como nos casos do rio da Prata, Abaeté e do Rio Paranaíba.

A Polícia Militar Ambiental está reforçando a fiscalização. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

O período da Piracema, que começou ontem e que vai até o dia 28 de fevereiro de 2016, estabelece regras e limita a atuação de pescadores em córregos, rios, lagoas e represas de Minas Gerais. Entretanto, em alguns casos, a pescaria fica totalmente proibida, como nos casos do rio da Prata, Abaeté e do Rio Paranaíba.

Apesar de estar totalmente poluído por milhões de litros de esgoto que são despejados diariamente em suas águas, o Rio Paranaíba ainda é frequentado por muitos pescadores. Os peixes tem cheiro forte de querosene e apesar disso servem de alimento para muita gente. Outros utilizam o rio apenas para lazer.

Com o início da Piracema, no entanto, os pescadores vão ter que deixar esta prática por um bom período. O Instituto Estadual de Floresta – IEF – publicou uma portaria específica estabelecendo normas para período da Piracema nas bacias do Rio Grande e Rio Paranaíba. Nesse último, a pesca está totalmente proibida no trecho que vai da nascente até o município de Lagamar.

A portaria publicada pelo IEF também proíbe a pesca no Rio da Prata e no Rio Abaeté. A Polícia Militar de Meio Ambiente está reforçando a fiscalização em toda a região para fazer com que as restrições estabelecidas pela Piracema sejam cumpridas. Isso ocorre para proteger os peixes que estão em fase de reprodução e ficam mais vulneráveis à ação do homem.

No último domingo (01), um homem de 47 anos foi preso em flagrante por pesca ilegal no Rio da Prata. Cerca de 10 quilos de peixes e materiais de pesca foram apreendidos. Outros três pescadores conseguiram fugir, mas foram identificados e também responderão pela prática de crime ambiental.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Motorista embriagado bate em veículo parado, tenta fugir e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais