Pesca nos rios da região fica proibida a partir desta sexta-feira (01) com o início da Piracema

A Piracema foi criada para proteger os peixes no momento em que eles estão mais fragilizados.

No Rio Paranaíba, a pesca estará totalmente proibida durante a Piracema.

Começa nesta sexta-feira (01) e vai até o dia 28 de fevereiro de 2020 a Piracema. O chamado período de defeso dos peixes é fixado pelo Instituto Estadual de Florestas – IEF – para proteger os peixes que sobem as corredeiras dos rios nesta época do ano para se reproduzirem. No Rio Paranaíba, a pesca estará totalmente proibida durante a Piracema.

Nesta época do ano, os peixes sobem os rios em busca de águas mais quentes, oxigenadas e mais seguras para se reproduzirem. Cansados da jornada, os adultos se tornam presa fácil para predadores. A Piracema  foi criada para proteger os peixes no momento em que eles estão mais fragilizados, garantindo a manutenção das espécies nos rios.

A Piracema restringe a pesca em algumas bacias e proíbe por completa esta prática em outras. É o caso do Rio Paranaíba, por exemplo, que no trecho entre a nascente e o município de Lagamar não poderá ser explorado pelos pescadores, nem mesmo com vara de mão. A proibição vale também para o Rio da Prata, Rio Quebra Anzol, Rio Tejuco e Rio Araguari.

Nos locais em que a pesca é permitida, os pescadores devem observar o limite máxima de 3kg de pescado mais um exemplar e ficarem atentos aos equipamentos permitidos, que são a  linha de mão com anzol, vara, caniço simples ou carretilha ou molinete de pesca, com iscas naturais ou artificiais. O uso de anzol de galha, pinda, espinhel, galão, cavalinho, caçador, joão bobo, ou quaisquer aparelhos fixos, na modalidade de espera, bem como os equipamentos de emalhar está proibido.

Além disso, os pescadores que encontrarem locais permitidos, que estejam apenas com restrição, é importante observar as espécies liberadas, que são apenas os peixes exóticos, híbridos, alóctones e autóctones.

Segundo o tenente Vidal, comandante da Polícia Militar de Meio Ambiente de Patos de Minas, como cada bacia possui uma portaria específica, é importante que os pescadores façam uma pesquisa antes de se aventurarem nas águas de Minas Gerais. A pessoa que for flagrada infringindo as portarias da Piracema estarão sujeitos a duras penalidades.

Últimas Notícias

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais

Cratera se abre em movimentada avenida de Patos de Minas e exige atenção dos motoristas

Veja mais

Aposentada invade apartamento de policial, se nega a sair e acaba presa por perseguição e vários outros crimes

Veja mais

Quatro rotatórias da av. Marabá sofrerão mudanças na sinalização e passarão a ter a preferência

Veja mais