Pesca nos rios da região fica proibida a partir desta sexta-feira (01) com o início da Piracema

A Piracema foi criada para proteger os peixes no momento em que eles estão mais fragilizados.

No Rio Paranaíba, a pesca estará totalmente proibida durante a Piracema.

Começa nesta sexta-feira (01) e vai até o dia 28 de fevereiro de 2020 a Piracema. O chamado período de defeso dos peixes é fixado pelo Instituto Estadual de Florestas – IEF – para proteger os peixes que sobem as corredeiras dos rios nesta época do ano para se reproduzirem. No Rio Paranaíba, a pesca estará totalmente proibida durante a Piracema.

Nesta época do ano, os peixes sobem os rios em busca de águas mais quentes, oxigenadas e mais seguras para se reproduzirem. Cansados da jornada, os adultos se tornam presa fácil para predadores. A Piracema  foi criada para proteger os peixes no momento em que eles estão mais fragilizados, garantindo a manutenção das espécies nos rios.

A Piracema restringe a pesca em algumas bacias e proíbe por completa esta prática em outras. É o caso do Rio Paranaíba, por exemplo, que no trecho entre a nascente e o município de Lagamar não poderá ser explorado pelos pescadores, nem mesmo com vara de mão. A proibição vale também para o Rio da Prata, Rio Quebra Anzol, Rio Tejuco e Rio Araguari.

Nos locais em que a pesca é permitida, os pescadores devem observar o limite máxima de 3kg de pescado mais um exemplar e ficarem atentos aos equipamentos permitidos, que são a  linha de mão com anzol, vara, caniço simples ou carretilha ou molinete de pesca, com iscas naturais ou artificiais. O uso de anzol de galha, pinda, espinhel, galão, cavalinho, caçador, joão bobo, ou quaisquer aparelhos fixos, na modalidade de espera, bem como os equipamentos de emalhar está proibido.

Além disso, os pescadores que encontrarem locais permitidos, que estejam apenas com restrição, é importante observar as espécies liberadas, que são apenas os peixes exóticos, híbridos, alóctones e autóctones.

Segundo o tenente Vidal, comandante da Polícia Militar de Meio Ambiente de Patos de Minas, como cada bacia possui uma portaria específica, é importante que os pescadores façam uma pesquisa antes de se aventurarem nas águas de Minas Gerais. A pessoa que for flagrada infringindo as portarias da Piracema estarão sujeitos a duras penalidades.

Últimas Notícias

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais

Jovem de 21 anos é presa após furto de cosméticos em loja no Centro de Patos de Min

Veja mais

Jovens em moto tentam fugir de abordagem mas acabam presos com dinheiro e drogas em Patos de Minas

Veja mais

UNIPAM recebe acervo completo do jornal Minas Urgente, marco da imprensa dos anos 80

Veja mais

Polícia Militar desarticula grupo e recupera mercadorias furtadas em supermercado de Patos de Minas

Veja mais

Mais um motorista morre na BR 365 em acidente ocorrido na manhã desta sexta-feira

Veja mais