Permitida a recontratação de empregado demitido com salário menor. Por Brian Epstein

O objetivo da nova Portaria 16.655/20 é reaquecer a economia.


Em razão da crise imposta pela COVID-19, o desemprego já atinge 12,7 milhões de pessoas (12,9%), segundo os dados mais recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Apenas em maio, 331 mil vagas de trabalho com carteira assinada foram fechadas.

Na regra anterior o funcionário demitido, sem justa causa, não poderia ser recontratado antes de 90 dias, sob pena de se presumir fraude ao seguro-desemprego e FGTS.

Agora se permite a recontratação do empregado demitido no período de pandemia sem que este ato, por si só, configure ilícito trabalhista, desde que mantidos os mesmos termos do contrato rescindido.

Entretanto, se houver necessidade de contratação do mesmo empregado em condições diferentes, por exemplo, salário mais baixo, será necessário a regulamentação por negociação coletiva.

@brian_advogado

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais