PC reúne instrutores de autoescolas e examinadores do Detran para melhorar índice de aprovação

Este ano, teve autoescola na cidade que conseguiu aprovar apenas 6,25% dos candidatos.

A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (18) na sede da Delegacia Regional.

Encontro realizado pela Delegacia Regional da Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (18) reuniu examinadores do Detran e instrutores dos centros de formação de condutores localizados em Patos de Minas. A iniciativa do delegado Luiz Mauro Sampaio faz parte de um plano para melhorar o índice de aprovação dos candidatos à carteira nacional de habilitação, que tem alcançado números preocupantes na cidade.

O delegado regional, Luiz Mauro Sampaio, já havia reunido os proprietários dos Centros de Formação de Condutores – CFCs –  para tentar entender o motivo de tanta reprovação no exame da carteira de habilitação. Este ano, teve autoescola na cidade que conseguiu aprovar apenas 6,25% dos candidatos que tentaram o exame de rua. O CFC que conseguiu o melhor resultado obteve percentual de apenas 30,23% de aprovação.

Na reunião com os proprietários de Centros de Formação de Condutores ficou definido que as empresas irão contratar psicólogo para auxiliar os candidatos com maior dificuldade para enfrentar o examinador. As autoescolas também passarão a submeter os alunos a um teste para identificar se eles estão prontos para enfrentar o exame de rua. Além disso, as empresas se comprometeram em manter os carros revisados e em bom estado de conservação.

Desta vez a reunião foi com os instrutores dos Centros de Formação de Condutores e com os examinadores do Detran. No encontro eles relataram as dificuldades e apresentaram sugestões para melhorar o índice de aprovação. O principal questionamento é com relação às diferenças de cobranças entre um examinador e outro. “Tem examinador que cobra uma ré mais longa, outro gosta que se faça uma ré mais curta”, explicou o delegado.

Segundo Luiz Mauro Sampaio, esse tipo de encontro será realizado periodicamente até que se encontre alternativas para melhorar o índice de aprovação dos candidatos à carteira de habilitação. Os proprietários de Centros de Formação de Condutores aplaudiram a iniciativa. Wilson Lelis destacou, no entanto, que a instalação de câmeras no interior dos veículos será fundamental para resolver o problema.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Motorista é preso pela Polícia Militar Rodoviária transportando grande quantidade de maconha, em Patrocínio

Veja mais

Pavimentação é concluída e trânsito na segunda pista da avenida Fátima Porto está liberado

Veja mais

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Motorista embriagado bate em veículo parado, tenta fugir e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais