PC mostra trabalho científico na apresentação dos acusados de latrocínio

O desvendamento do crime aconteceu após um trabalho científico aliado a uma investigação minuciosa.


Ítalo de Barros Xavier foi apresentado pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira (09).
A Polícia Civil apresentou na manhã desta terça-feira (09) dois acusados de terem matado e roubado o senhor Onorivaldo José Pinto, 55 anos, no distrito de Major Porto. Ítalo de Barros Xavier e um menor de 16 anos foram capturados na cidade de Novo Gama/GO. O desvendamento do crime aconteceu após um trabalho científico aliado a uma investigação minuciosa.

O trabalho de investigação identificou que o crime aconteceu no dia 16 de outubro de 2012. No dia seguinte, uma criança foi até a casa, viu a vítima morta sobre o sofá e acionou a Polícia Militar. Além de matarem Onorivaldo que apresentava ferimentos na face e estava sem um dos dentes da frente, eles roubaram do interior do cofre um revólver calibre 38 e mais R$37 mil.

De acordo com o Delegado Luís Mauro Sampaio, após o crime, os autores teriam desmontado totalmente e meticulosamente a cena do crime para que tudo parecesse uma morte natural. “A vítima foi colocada no sofá com o braço para baixo e seu chinelo encostado no sofá, como se a morte tivesse sido por causas naturais”, afirmou o delegado.

Os peritos da Polícia Civil tiveram um papel fundamental para desvendar o latrocínio. De acordo com os peritos Marcelo Piau e Reginaldo Cadete, os autores tomaram o maior cuidado com as digitais, mas não pensaram em tudo. A naftalina usada pelo senhor Onorivaldo para evitar que insetos destruíssem o dinheiro foi crucial.

Os peritos descobriram que os acusados usaram parte do dinheiro roubado para pagar o ônibus de volta a Patos de Minas para depois seguirem para Goiás. Isso foi descoberto porque a tesoureira da empresa de ônibus exerceu outro importante papel. Ela estranhou os dois homens que não pertencem a comunidade e acabou guardando o dinheiro que depois foi entregue para o delegado.

Após uma perícia, os policiais descobriram que as cédulas estavam contaminadas com naftalina. A partir daí, as investigações prosseguiram e os policiais conseguiram chegar até Ítalo e o menor. O pai de um deles que conhecia a vítima também pode estar envolvido. Conhecido da vítima, ele teria repassado as informações sobre o dinheiro de Onorivaldo.

O delegado Luís Mauro Sampaio destacou um fato curioso que também contribuiu para a certeza da autoria. Ele contou que Ítalo, quando chegou na delegacia, tentou abrir a porta com o cotovelo com receio de deixar alguma digital. Os dois acusados acabaram confessando o crime. O jovem seguirá para o Presídio Sebastião Satiro e o garoto para o centro de internação de menores.

O Delegado Regional Elber Barra Cordeiro ressaltou o trabalho realizado pelos policiais. “O conjunto de provas técnicas aliado às confissões acaba por não deixar dúvida na participação deles no latrocínio”, afirmou o delegado. A prisão foi destacada pelo policial que falou sobre a importância desse trabalho para toda a sociedade.

O Chefe do 10º Departamento da Polícia Civil, Márcio Siqueira, parabenizou os policiais e salientou que esta resposta eficiente aos crimes mais graves acaba por diminuir a criminalidade na região. “Onde estiverem, nós vamos buscar,” concluiu.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais