Patos decepciona em estudo sobre desenvolvimento de empresas

O estudo mostra que Patos de Minas ficou em 35º.


Vista aérea do centro de Patos de Minas.
Belo Horizonte, Uberlândia, Nova Lima, Juiz de Fora, Uberaba, Sete Lagoas, Ipatinga, Araxá, Poços de Caldas e Itajubá. Estes são os dez municípios de Minas, nesta ordem, que se destacaram no Índice de Competitividade, indicador do Sebrae que indica quais são as cidades mineiras melhor estruturadas para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. O estudo mostra que Patos de Minas ficou em 35º.

Patos de Minas, apesar de ser cidade referência no Alto Paranaíba, não conseguiu se destacar. Foram abordados na pesquisa desde a questão econômica, social, suporte de negócios, infraestrutura até a alavancagem do governo que mede o índice de investimentos. Desde a primeira edição do estudo, em 2010, Belo Horizonte lidera o ranking. A pesquisa comparou as 853 cidades do Estado e aponta características locais que podem gerar vantagens competitivas.

“O estudo serve para conhecermos melhor o perfil dos municípios, e seus entornos, no que diz respeito aos negócios. A pesquisa aponta os pontos fortes e fracos, potencialidades e fragilidades das cidades. Com base nisso, podemos subsidiar nossas ações e definir melhor quais delas devem ser intensificadas para termos um equilíbrio”, esclarece a analista de Inteligência Empresarial do Sebrae, Venussia Santos.

Segundo a especialista, a pesquisa analisa dados estruturais relativos, como número de leitos por habitantes e PIB per capta, que estão interligados e, por isso, permitem a comparação de municípios com características tão distintas, sinalizando possíveis avanços em áreas como desempenho econômico, quadro social e infraestrutura.

Os dois municípios do ranking que possuem as melhores infraestruturas e suporte aos negócios – Belo Horizonte seguido por Uberlândia – são, também, os primeiros da lista geral.

Itajubá, Ipatinga, Araxá e Sete Lagoas se destacam pelo mercado favorável, e Nova Lima, pela atividade econômica. Juiz de Fora e Uberaba obtiveram as melhores pontuações em infraestrutura, enquanto que Poços de Caldas possui o segundo melhor indicador social do Estado.

Veja quais são os cinco municípios com o melhor desempenho em cada fator analisado:

- Performance econômica: São José da Barra, Araporã, Confins, Nova Lima e Ouro Preto.
- Alavancagem do governo: Jeceaba, Chiador, Belo Horizonte, Nova Lima e Lagoa Santa.
- Quadro social: São Lourenço, Poços de Caldas, Alfenas, Divinolândia e Teófilo Otoni.
- Suporte aos negócios: Belo Horizonte, Uberlândia, Sete Lagoas, Uberaba e Araxá.
- Infraestrutura: Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Poços de Caldas e Juiz de Fora.

Como referência metodológica utilizou-se o Índice de Competitividade das Nações, calculado pelo International Institute for Management Development (IMD), conceituado como a capacidade do país de criar e manter um ambiente competitivo para as empresas. Esse índice é publicado no Anuário da Competitividade Mundial (World Competitiveness Yearbook – WCY) desde 1989.

Autor: Farley Rocha

Fonte: Sebrae MG

Últimas Notícias

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais

Cuidados no preparo e armazenamento dos alimentos garantem ceias mais seguras no fim de ano

Veja mais

URT anuncia jogos-treinos contra Atlético-MG sub20 e Itabirito antes da estreia no Campeonato Mineiro

Veja mais

Saiba o que abre e fecha em Patos de Minas durante e após o feriado de Natal

Veja mais

PM Rodoviária aborda carro com 3 jovens na MGC 354 e apreende droga avaliada em R$ 40 mil

Veja mais

Decreto estabelece indulto natalino a condenados; Doutor Brian explica quem tem direito

Veja mais