Patos de Minas ganha Centro para atender pacientes de câncer da região

Patos de Minas deu mais um passo importante para se transformar em referência nacional no tratamento de saúde.

Patos de Minas deu mais um passo importante para se transformar em referência nacional no tratamento de saúde. Depois do Instituto do Coração, a cidade ganha uma clínica para prevenção, diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer. O Centro Oncológico AZ do Noroeste foi inaugurado na noite dessa quinta-feira (26).

A solenidade teve a presença de autoridades do Estado e lideranças de toda a região. O secretário de estado da saúde Marcus Vinicius Pestana da Silva destacou a importância de um centro oncológico para atender os pacientes da região. Hoje, as pessoas acometidas pelo câncer têm que viajar longas distâncias para receber tratamento médico.

O diretor do Centro, Olamir Rossini Júnior, informou que a Clínica irá oferecer serviços médicos e ambulatoriais, dentro dos padrões mundiais de procedimentos médicos nesta especialidade, para pacientes do sistema público ou privado. A Clínica, a primeira neste tipo de atendimento em toda a região, irá abranger inicialmente 60 municípios do Alto Paranaíba, Noroeste e Baixo São Francisco.

A Clínica possui uma área de construção de aproximadamente 1500 metros quadrados, em quatro pavimentos. “Nossa unidade conta com uma ampla estrutura de diagnóstico, tratamento e acompanhamento médico. Pacientes oncológicos necessitam de tratamento integral e receberão a atenção de uma equipe especializada de oncologistas clínicos, radioterapeutas e cirurgiões capacitados em diagnosticar todos os tipos de tumores e a prescrever o tratamento mais adequado a cada caso, com técnicas que contemplam quimioterapia , imunoterapia , radioterapia e braquiterapia”, disse.

Foram investidos aproximadamente R$ 9 milhões, em obra e para a aquisição dos mais modernos equipamentos, inclusive um moderno Acelerador Siemens Primus com várias energias de fótons e elétrons (6 a 18), capaz de terapias dinâmicas, IMRT, e radiocirurgia estereotáxica. “A estrutura física é para proporcionar o máximo de comodidade aos pacientes, do diagnóstico ao tratamento, baseados em protocolos internacionais”, enfatizou Olamir Jossini Jr.

“Vamos implantar em Patos de Minas, uma tecnologia de radioterapia com Intensidade Modulada dos Feixes (IMRT), a qual permite a administração de doses pré-calculadas de radiação em tumores de várias regiões do corpo, com precisão milimétrica e com o menor dano possível às células normais circunvizinhas. Desta forma, podemos aumentar as doses administradas e a possibilidade de cura. Apenas 2 outros serviços do estado praticam rotineiramente esta técnica sendo 1 nosso". comentou.

O Serviço de Quimioterapia do Centro Oncológico possui instalações que são de fácil acesso e uso por pacientes com dificuldades de locomoção, sendo que toda a preparação e manuseio são executados seguindo rígidos protocolos e aplicando-se a rastreabilidade por código de barras. É a 1ª unidade do grupo a contar com este recurso e a segunda em toda MG . O atendimento em Quimioterapia é caracterizado por procedimentos de alta complexidade, que requerem atenção e cuidados específicos e especializados de enfermagem e farmácia .

A Clínica de Patos de Minas está ligada ao Instituto Oncológico - hospital especializado, há 44 anos, na prevenção, no diagnóstico e no tratamento do câncer e mantém convênio de cooperação com o Institut Gustave Roussy da França.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais