Patos de Minas adota modelo integrado para as polícias

O modelo prevê ações conjuntas das polícias Civil e Militar.

O município de Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba, passa a adotar, a partir desta quinta-feira (23), o método de Integração de Gestão em Segurança Pública (Igesp). O modelo prevê ações conjuntas das polícias Civil e Militar, com metas para combater a criminalidade a partir de dados detalhados sobre a ocorrência como local, horário, perfil do autor e reincidência. Delegados e comandantes das corporações de Patos de Minas e região participaram da reunião de lançamento da metodologia Igesp no município.

“A adoção do Igesp nos dará uma diretriz de trabalho para o combate à violência, além de aproximar ainda mais as corporações”, afirmou o comandante da 10ª Região de Polícia Militar, coronel Marco Aurélio do Vale. De acordo com a titular do 10º Departamento de Polícia Civil, delegada Maria de Lurdes Camilli, a parceria entre civis e militares, executada de maneira informal até o momento, será fortalecida com a implantação do Igesp. “Trabalhamos em conjunto em diversas ocasiões, mas de forma empírica. A metodologia Igesp torna esta integração ainda mais planejada", ressaltou.

Nos locais onde a integração das polícias foi implantada, os índices de criminalidade violenta (ICV) apresentaram queda acentuada, segundo o secretário-adjunto de Defesa Social, Moacyr Lobato. “O que se pretende não é junção ou unificação. Buscamos o esforço integrado, preservando características e funções constitucionais de cada corporação para alcançar bons resultados na redução da violência urbana”, completou Lobato. “O trabalho integrado potencializa a redução da criminalidade”, ressaltou a superintendente de Integração da Secretaria de Estado de Defesa Social, Geórgia Ribeiro

O município de Patos de Minas foi dividido em duas Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps). São 31 bairros e o centro da cidade para a Aisp 114 e outros 37 bairros para a Aisp 115.

Durante o lançamento, representantes das corporações apresentaram os índices de criminalidade (IC) e de criminalidade violenta (ICV) locais, aferidos de janeiro a setembro de 2007 em comparação com o mesmo período de 2008 nas áreas das duas Aisps. Os números são da base de dados da Polícia Militar. Houve queda no ICV, de 3,57% para 2,83% enquanto o IC foi reduzido de 59,46% para 53,98%. O número de homicídios consumados teve redução de 50%, caindo de seis em 2007 para três em 2008. Já as tentativas de homicídio caíram de 56 para 52.

A Polícia Civil local instaurou 122 inquéritos policiais, entre janeiro e setembro de 2007, número que se repetiu no mesmo período de 2008. Enquanto o número de inquéritos relatados e remetidos à Justiça aumentou de 89 para 114 no período analisado.

Adotado pela Secretaria de Estado de Defesa Social, o modelo Igesp já está implantado em mais de 50 municípios mineiros, entre eles, a capital, os que integram a Região Metropolitana de Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Governador Valadares, Pouso Alegre, Curvelo, Lavras, Ipatinga, Barbacena, Unaí e Patos de Minas.

Últimas Notícias

Carro inicia conversão e é atingido por motociclista que fazia ultrapassagem, em Patos de Minas

Veja mais

Moradores usam sacolinhas plásticas para sinalizar fiação caída em via de Patos de Minas

Veja mais

Empresário discute com a esposa e acaba preso após ameaçar invadir festa com caminhonete

Veja mais

Devotos de Nossa Senhora da Abadia terão pontos de apoio para fazer suas romarias

Veja mais

Desentendimento entre vizinhos termina em briga generalizada em Patos de Minas

Veja mais

Jovens atletas patenses conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê

Veja mais