Patense de 8 anos recebe notificação da NASA após possível descoberta de asteroide

Agora, especialistas farão um estudo, que pode demorar anos, para verificar a ocorrência e, descobrir por exemplo, se ele coloca em risco o Planeta Terra.


Um garotinho de Patos de Minas pode ter descoberto no espaço um novo asteroide. Nicolas de Melo Dumont, de apenas 8 anos, percebeu algo diferente no sistema da NASA e fez o reporte indicando todas as coordenadas. Após análise preliminar, foi verificada a possibilidade real de ser um novo asteroide. Agora, especialistas farão um estudo, que pode demorar anos, para verificar a ocorrência e, descobrir por exemplo, se ele coloca em risco o Planeta Terra. Com relatos de vários países, o feito é raro e não se tem notícias de casos na região.

O encaminhamento da descoberta aconteceu no dia 14 de abril. Gilberto de Melo Dumont, pai de Nicolas, explicou como foi a localização. Ele faz parte de um grupo do Observatório de Astronomia em Patos de Minas e, ao analisar imagens registradas pelos telescópios do programa da International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner), ele identificou e sinalizou a movimentação de um astro que foi classificado preliminarmente como um asteroide.

Segundo Gilberto, a descoberta para lá de original, agora, com a detecção já publicada, passará por avaliações do Minor Planet Center para a confirmação. Esta etapa pode ser um pouco demorada, já que o astro apontado por Nicolas será observado por um longo período de tempo, de três a cinco anos, a fim de verificar a órbita e consolidar medições do objeto identificado, o qual foi provisoriamente designado como "P21tmvg".

A notificação da descoberta aconteceu na segunda-feira (25). Nicolas é o mais jovem de uma equipe liderada pelo Observatório de Astronomia de Patos de Minas, estando inscrito também no programa Caça Asteroides do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Gilberto explicou que a International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner) é um programa de ciência cidadã disponibilizado pela NASA e que fornece dados astronômicos de alta qualidade para cientistas cidadãos em todo o mundo, possibilitando a colaboração em descobertas astronômicas originais além da participação na astronomia prática. Dentre os principais objetivos do programa estão a descoberta de asteroides que possam constituir um perigo para a Terra e melhorar o conhecimento das trajetórias dos asteroides já conhecidos.

Na pesquisa é utilizado um software específico, chamado de Astrométrica, o qual auxilia na análise das imagens do céu obtidas com o telescópio de 1.8 metros de abertura pertencente à Universidade do Havaí. Os membros da equipe são treinados e supervisionados pelo Observatório de Astronomia de Patos de Minas e têm suas descobertas analisadas e revisadas pelo Observatório antes de serem reportadas à equipe do IASC.

No vídeo, as pessoas podem observar a transição de quatro fotos com as estrelas fixas no céu profundo, enquanto o ponto em movimento indica o astro descoberto pelo Nicolas e reportado à equipe da IASC, que deferiu e publicou preliminarmente a descoberta, sinalizando a possibilidade de tratar-se de um asteroide.

O astrônomo explicou que o filho analisou as fotos enviadas pelo IASC, utilizando um software chamado de Astrométrica, disponibilizado pela equipe e no qual os participantes foram treinados pelo Observatório de Astronomia de Patos de Minas. Nas fotos analisadas, ao perceber um ponto em movimento, ele é assinalado e reportado ao IASC, que analisa as coordenadas para averiguar se trata ou não de um possível asteroide. Além do Nicolas, mais três pessoas compõe esta equipe, porém só o reporte dele foi confirmado pelo IASC. Os demais reportes da equipe foram refutados por não corresponderem às características de um asteroide.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

O que a polícia já sabe e o que pode ter motivado mais um assassinato em Patos de Minas

Veja mais