Passeata marca o Dia Nacional de Luta Antimanicomial em Patos de Minas
Uma passeata que percorreu as principais ruas do centro da cidade marcou as comemorações do Dia Nacional de Luta Antimanicomial.
Os estudantes de psicologia vestiram a camisa da luta antimanicomial. Eles se fantasiaram para chamar a atenção das pessoas. Até uma canoa foi usada na passeata. Para a futura psicóloga, Marli Rabelo, a sociedade inteira deve se mobilizar para que as pessoas portadoras de doenças mentais tenham um pouco mais de dignidade.
Em Patos de Minas, o tratamento de doentes mentais é feito através do CAPS II. Os pacientes passam o dia na unidade recebendo todo tipo de assistência e depois voltam para suas casas para o convívio com a família. A psicóloga, Priscila Vilas Boas, coordenadora da unidade, diz que esta é a forma correta de tratar as pessoas.
Priscila explicou, no entanto, que ainda existem hospitais psiquiátricos e manicômios em pleno funcionamento. Para a psicóloga é preciso que a sociedade se envolva com esta causa para que os doentes mentais tenham um tratamento mais digno. A programação do Dia Nacional de Luta Antimanicomial tem prosseguimento nesta quinta-feira (19) em Patos de Minas.
Autor:
Maurício Rocha