Passagens e hotéis podem ser cancelados ante a pandemia do coronavírus?

O consumidor é parte vulnerável nas relações de consumo e sua saúde e qualidade de vida devem ser preservados.

A Lei que estabelece a Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, sempre pautada pelo princípio que reconhece a vulnerabilidade do consumidor.

Por um lado, a Organização Mundial de Saúde decretou pandemia do coronavírus (Covid-19). Isto quer dizer que há uma orientação séria e urgente para que os governos ativem ações para atender a uma parcela da população mais ampla e vulnerável. O foco é mitigar danos, evitar novas infecções e mortes pela doença. O Ministério da Saúde editou várias recomendações e o governo de Minas decretou situação de emergência no Estado, inclusive com suspensão temporária de aulas nas escolas públicas.

Por outro lado, o Ministério Público Federal, assumindo sua responsabilidade na Política de Consumo, responde à questão ao expedir recomendação à ANAC para que possibilite o cancelamento de passagens aéreas pelos consumidores sem ônus para esses, desde que as passagens tenham sido adquiridas antes de 09/03/2020, advertindo que a cobrança de taxas e/ou multas, em caso de pandemia, é prática abusiva, atento a vulnerabilidade do consumidor.

Este é um posicionamento correto e em sintonia com o previsto no Código de Defesa do Consumidor. Cada qual deve negociar o cancelamento ou remarcação com a empresa aérea e locais de hospedagem. Não alcançando acordo, o Judiciário deve ser acionado por quem se sentir lesado e cada caso será analisado considerando suas particularidades.

Últimas Notícias

Atleta patense do Vôlei Renata de Campinas comemora o título de vice-campeão da Superliga

Veja mais

Jovem tem moto furtada em frente à casa da namorada, mas acusado acaba preso pela PM

Veja mais

Patos de Minas abre 1.500 vagas de emprego em março e bate recorde para um único mês

Veja mais

Homem descumpre medida protetiva se recusando a sair de casa e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Empresas de laticínio fazem esclarecimento sobre apreensão de 20 toneladas de queijo em Patos de Minas

Veja mais

Comércio deve fechar neste 1º de Maio; veja o que abre e o que fecha em Patos de Minas

Veja mais