Pacientes receberão pulseira para identificação de quadro clínico em UPAs de Patos de Minas

Prefeitura de Patos de Minas capacita servidores para implantação do Protocolo de Manchester.

Funcionários passaram por instruções de como deve funcionar o novo procedimento.

A Prefeitura de Patos de Minas, através da Secretaria Municipal de Saúde, está capacitando os servidores municipais da área da saúde para que seja implantado o Protocolo de Manchester no município de Patos de Minas.


Esse Protocolo tem o propósito de organizar o fluxo de pacientes e a sua implantação permite que os atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento sejam realizados com mais eficiência. O Protocolo de Manchester funciona da seguinte forma: ao chegar à unidade médica o paciente passará por uma triagem onde receberá uma pulseira de identificação hospitalar com a cor correspondente ao seu quadro clínico e o tempo de espera para o atendimento.

As pulseiras de identificação hospitalar são classificadas nas cores vermelha (emergência), quando o paciente precisa de atendimento imediato; laranja (muito urgente), prevê atendimento em dez minutos; amarelo (urgente), 60 minutos; verde (pouco urgente), 120 minutos; e o azul (não urgente), 240 minutos.

No Brasil, o sistema foi utilizado pela primeira vez em 2008, no Estado de Minas Gerais, como estratégia para reduzir a superlotação nas portas dos prontos-socorros e hospitais. Hoje, ele é acreditado pelo Ministério da Saúde, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Médicos e é entendido como uma evolução no atendimento aos quem recorrem a um serviço de urgência.

Em Patos de Minas, o Protocolo de Manchester começará a ser implantado nas Unidades de Pronto Atendimento a partir da próxima segunda-feira (19). De acordo com a Diretora Municipal de Atenção Básica, Luciana de Oliveira, esse Protocolo será muito importante para garantir atendimento urgente aos pacientes com casos mais graves.

O Protocolo de Manchester também trará vantagens para os profissionais da saúde em Patos de Minas, que terão uma clara imagem da quantidade de pacientes que estão na Unidade de Pronto Atendimento e da gravidade de cada situação.

Torna-se de grande importância a compreensão da população ao sistema, evitando-se, assim, as tentativas de quebra do Protocolo de Manchester.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais