Pacientes receberão pulseira para identificação de quadro clínico em UPAs de Patos de Minas

Prefeitura de Patos de Minas capacita servidores para implantação do Protocolo de Manchester.

Funcionários passaram por instruções de como deve funcionar o novo procedimento.

A Prefeitura de Patos de Minas, através da Secretaria Municipal de Saúde, está capacitando os servidores municipais da área da saúde para que seja implantado o Protocolo de Manchester no município de Patos de Minas.


Esse Protocolo tem o propósito de organizar o fluxo de pacientes e a sua implantação permite que os atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento sejam realizados com mais eficiência. O Protocolo de Manchester funciona da seguinte forma: ao chegar à unidade médica o paciente passará por uma triagem onde receberá uma pulseira de identificação hospitalar com a cor correspondente ao seu quadro clínico e o tempo de espera para o atendimento.

As pulseiras de identificação hospitalar são classificadas nas cores vermelha (emergência), quando o paciente precisa de atendimento imediato; laranja (muito urgente), prevê atendimento em dez minutos; amarelo (urgente), 60 minutos; verde (pouco urgente), 120 minutos; e o azul (não urgente), 240 minutos.

No Brasil, o sistema foi utilizado pela primeira vez em 2008, no Estado de Minas Gerais, como estratégia para reduzir a superlotação nas portas dos prontos-socorros e hospitais. Hoje, ele é acreditado pelo Ministério da Saúde, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Médicos e é entendido como uma evolução no atendimento aos quem recorrem a um serviço de urgência.

Em Patos de Minas, o Protocolo de Manchester começará a ser implantado nas Unidades de Pronto Atendimento a partir da próxima segunda-feira (19). De acordo com a Diretora Municipal de Atenção Básica, Luciana de Oliveira, esse Protocolo será muito importante para garantir atendimento urgente aos pacientes com casos mais graves.

O Protocolo de Manchester também trará vantagens para os profissionais da saúde em Patos de Minas, que terão uma clara imagem da quantidade de pacientes que estão na Unidade de Pronto Atendimento e da gravidade de cada situação.

Torna-se de grande importância a compreensão da população ao sistema, evitando-se, assim, as tentativas de quebra do Protocolo de Manchester.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais