Olho Vivo Cidadão quer integrar câmeras de empresas e residências ao sistema da polícia

O Projeto será apresentado na próxima sexta-feira (30) em reunião na Acipatos.

Projeto Olho Vivo Cidadão.

O Projeto Olho Vivo Cidadão quer integrar as câmeras de vigilância de empresas e residências a uma plataforma em que as imagens ficariam disponíveis para a Polícia Militar. Esta iniciativa poderia contribuir com o trabalho das forças de segurança para combater a criminalidade. O Projeto será apresentado na próxima sexta-feira (30) em reunião na Acipatos.

O projeto, que está em fase final de elaboração, tem a finalidade de ampliar o serviço de videomonitoramento por meio da conexão das câmeras residenciais e comerciais a uma plataforma on-line. Assim, as câmeras instaladas em propriedades particulares poderão ser conectadas a um sistema central, permitindo o monitoramento em tempo real.

As imagens captadas pelas câmeras particulares serão transmitidas para um servidor na nuvem, onde ficarão gravadas. Portanto, caso os sistemas de monitoramento dos cidadãos sejam furtados ou danificados por criminosos, não há risco de que as gravações se percam. As imagens chegarão a uma central de monitoramento e de inteligência da Polícia Militar. Além disso, os proprietários poderão acompanhar as imagens em tempo real pela internet.

“É importante destacar também que o projeto prevê a garantia da privacidade dos cidadãos, uma vez que os policiais terão acesso apenas às câmeras externas e as imagens poderão ser acessadas somente pelos proprietários, pela Polícia Militar e pela empresa de segurança. A plataforma possui autenticação com usuário e senha”, explicam os idealizadores do projeto.

As empresas particulares que aderirem ao projeto serão responsáveis pela instalação dos equipamentos. Pessoas interessadas em participar do "Olho Vivo Cidadão" devem preencher um cadastro no site e aguardar o contato de um representante da empresa que avaliará o equipamento que o cliente possui, apresentando orçamento para instalação do sistema. Os custos do equipamento serão arcados pelo proprietário, bem como a mensalidade, cujo valor máximo será de R$ 59,00. Nessa mensalidade estão incluídos os custos da plataforma on-line.

Na próxima sexta-feira (30), o Conselho de Segurança Pública de Patos de Minas (Consep) e a Polícia Militar (PMMG) apresentarão o projeto "Olho Vivo Cidadão" para empresas que atuam no ramo de segurança privada. A reunião acontecerá na sede da ACIPATOS, Rua Olegário Maciel, 63 – 201 – Centro, às 14h30min. Para saber mais informações, basta as pessoas acessarem o site!

Últimas Notícias

Vídeo mostra veículo desgovernado antes de atingir gravemente motociclistas; veja

Veja mais

Ex-deputado Elmiro Nascimento é condenado a devolver salário de assessor na ALMG; cabe recurso

Veja mais

Apresentação da Esquadrilha da Fumaça é cancelada devido às enchentes no Rio Grande do Sul

Veja mais

PC indicia ex-prefeito de Varjão de Minas, Walter Pereira Filho, por crime ambiental

Veja mais

Dupla acaba na delegacia após PM desvendar trama envolvendo triângulo amoroso, roubo e agressão

Veja mais

No último dia para a regularização do título, patenses lotam o cartório eleitoral

Veja mais