Necessidade de autorização para internação pelo SUS gera polêmica

Mesmo com risco de morte, ele teve que se dirigir até a UPA para ser encaminhado de volta para o Hospital São Lucas.

Os hospitais particulares que atendem pelo Sistema Único de Saúde em Patos de Minas estão proibidos de receber pacientes sem que haja um encaminhamento da central de regulação. A nova norma está em vigor há alguns dias e tem gerado polêmica. Nos casos mais graves em que havia risco de morte, a Polícia Militar foi acionada para registrar um Boletim de Ocorrência.

Antes, os pacientes se encaminhavam para os hospitais particulares credenciados ao SUS e o médico do próprio estabelecimento decidia o tipo de tratamento e se era caso de internação. Com a nova regra, toda internação em Hospital Particular deve ser encaminhada a patir da central de regulação. Isso significa que antes de receber atendimento, o paciente deve se dirigir à UPA ou ao Hospital Regional.

A maior preocupação é com os casos mais graves. No início desta semana, um paciente com quadro de infarto foi levado às pressas para o Hospital São Lucas, mas não recebeu atendimento. Mesmo com risco de morte, ele teve que se dirigir até a UPA para ser encaminhado de volta para o Hospital São Lucas.

A secretária municipal de saúde, Janaína Araújo, informou que as portas de entrada para o Sistema Único de Saúde em Patos de Minas são a UPA e o Hospital Regional Antônio Dias.   Ela informou, no entanto, que vai buscar uma solução para atender os casos mais graves.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Janaína Andrade volta ao banco dos réus e é condenada a mais de 16 anos por morte de amante

Veja mais

Dia D de Multivacinação acontece em todas as unidades de saúde do perímetro urbano de Patos de Minas

Veja mais

Temporal derruba árvore em cima de fiação e deixa cenário de destruição em frente ao Mocambo

Veja mais

Grande Feirão de Lotes no Bairro Santa Clara oferece neste sábado 11 lotes exclusivos

Veja mais

Esgoto escorre em meio a área de preservação permanente e encobre calçada ao lado do fórum

Veja mais

Mamoré busca técnico jovem para o profissional e planeja fortalecer as categorias de base para 2025

Veja mais