Necessidade de autorização para internação pelo SUS gera polêmica

Mesmo com risco de morte, ele teve que se dirigir até a UPA para ser encaminhado de volta para o Hospital São Lucas.

Os hospitais particulares que atendem pelo Sistema Único de Saúde em Patos de Minas estão proibidos de receber pacientes sem que haja um encaminhamento da central de regulação. A nova norma está em vigor há alguns dias e tem gerado polêmica. Nos casos mais graves em que havia risco de morte, a Polícia Militar foi acionada para registrar um Boletim de Ocorrência.

Antes, os pacientes se encaminhavam para os hospitais particulares credenciados ao SUS e o médico do próprio estabelecimento decidia o tipo de tratamento e se era caso de internação. Com a nova regra, toda internação em Hospital Particular deve ser encaminhada a patir da central de regulação. Isso significa que antes de receber atendimento, o paciente deve se dirigir à UPA ou ao Hospital Regional.

A maior preocupação é com os casos mais graves. No início desta semana, um paciente com quadro de infarto foi levado às pressas para o Hospital São Lucas, mas não recebeu atendimento. Mesmo com risco de morte, ele teve que se dirigir até a UPA para ser encaminhado de volta para o Hospital São Lucas.

A secretária municipal de saúde, Janaína Araújo, informou que as portas de entrada para o Sistema Único de Saúde em Patos de Minas são a UPA e o Hospital Regional Antônio Dias.   Ela informou, no entanto, que vai buscar uma solução para atender os casos mais graves.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Celular furtado na Santa Casa é recuperado após ser rastreado; servente de pedreiro é preso por receptação

Veja mais

A brincadeira de mau gosto que pode custar vidas; Samu recebeu 92 mil trotes em Minas em 2025

Veja mais

Contrato de gaveta tem eficácia jurídica? Doutor Brian explica

Veja mais

Medic Imagem inaugura o mais moderno tomógrafo da região e amplia capacidade de diagnóstico

Veja mais

Homem arromba janela, descumpre medida protetiva e tenta esganar ex-namorada no Jardim Quebec

Veja mais

Homem é agredido a golpes de enxada e alavanca de ferro em Patos de Minas; autores fugiram

Veja mais