Necessidade de autorização para internação pelo SUS gera polêmica

Mesmo com risco de morte, ele teve que se dirigir até a UPA para ser encaminhado de volta para o Hospital São Lucas.

Os hospitais particulares que atendem pelo Sistema Único de Saúde em Patos de Minas estão proibidos de receber pacientes sem que haja um encaminhamento da central de regulação. A nova norma está em vigor há alguns dias e tem gerado polêmica. Nos casos mais graves em que havia risco de morte, a Polícia Militar foi acionada para registrar um Boletim de Ocorrência.

Antes, os pacientes se encaminhavam para os hospitais particulares credenciados ao SUS e o médico do próprio estabelecimento decidia o tipo de tratamento e se era caso de internação. Com a nova regra, toda internação em Hospital Particular deve ser encaminhada a patir da central de regulação. Isso significa que antes de receber atendimento, o paciente deve se dirigir à UPA ou ao Hospital Regional.

A maior preocupação é com os casos mais graves. No início desta semana, um paciente com quadro de infarto foi levado às pressas para o Hospital São Lucas, mas não recebeu atendimento. Mesmo com risco de morte, ele teve que se dirigir até a UPA para ser encaminhado de volta para o Hospital São Lucas.

A secretária municipal de saúde, Janaína Araújo, informou que as portas de entrada para o Sistema Único de Saúde em Patos de Minas são a UPA e o Hospital Regional Antônio Dias.   Ela informou, no entanto, que vai buscar uma solução para atender os casos mais graves.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Nasceu de novo: veículo desce ribanceira de quase 200 metros na MGC 354 e motorista sobrevive

Veja mais

Assembleia do Republicanos confirma candidaturas de Lud Falcão e Coronel Azevedo; partido ainda aguarda anúncio de Cleitinho

Veja mais

Ford Moderna é inaugurada em Patos de Minas e marca o retorno da marca com uma noite histórica

Veja mais

Homem acaba preso após ameaçar a ex-companheira em audiência no Fórum de São Gotardo

Veja mais

Veículos vão parar na ribanceira em dois acidentes seguidos na entrada do bairro Campos Elísios

Veja mais

Vendaval com chuva inesperada causa estragos e acidentes em Patos de Minas

Veja mais