Mutirão de limpeza na Orla da Lagoinha revela descaso dos usuários com o espaço público
Um mutirão de limpeza foi realizando na manhã desta sexta-feira (17) para recolher a sujeira deixada na Orla da Lagoinha.
Um mutirão de limpeza foi realizado na manhã desta sexta-feira (17) para recolher a sujeira deixada na Orla da Lagoinha. O Patos Hoje mostrou no início da semana que o espaço público estava tomado pela sujeira e com acúmulo de algas nas águas que pode causar a mortandade de peixes.
O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA – Ivanildo Alves conduziu a retirada do lixo das águas de dentro de um barco. Uma grande quantidade de latas, garrafas e embalagens descartáveis foram retiradas. Com a participação de agentes de endemias, outra equipe fez a limpeza por terra.
O trabalho no local revelou um certo descaso dos moradores. Nenhum deles apareceu para ajudar na limpeza. Os participantes do mutirão perceberam também que mesmo onde há lixeiras, foi possível perceber acumulo de lixo jogado no chão.
A engenheira ambiental e coordenadora de praças e jardins da Prefeitura, Sophia Vieira, disse que a limpeza é feita para preservar o Parque, mas também para proteger a população de doenças que podem ser causadas pelo acúmulo de lixo, como a Dengue por exemplo. Ela pediu a colaboração dos moradores e usuários para manter o local limpo.
Com relação ao chiqueiro que foi encontrado nas imediações, Ivanildo Alves – presidente do Codema – informou que medidas já estão sendo tomadas para que ele seja retirado nos próximos dias.