Mutirão da solidariedade no UNIPAM realiza 1700 cadastros de doadores em um dia
A campanha “5ml de esperança” teve um recorde de pessoas cadastradas em um único dia.
A campanha “5ml de esperança” teve um recorde de pessoas cadastradas em um único dia. O mutirão de solidariedade realizado no UNIPAM conseguiu cadastrar, em oito horas de coletas, 1700 pessoas. As centenas de pessoas que se solidarizaram com a campanha aumentam as chances do pequeno Artur e de centenas de pacientes que esperam um doador de medula óssea compatível.
Famílias inteiras, jovens, crianças, adolescentes, médicos, professores, empresários e juízes prestigiaram o que se tornou uma verdadeira festa pela solidariedade. Eles receberam uma palestra, preencheram um formulário e doaram 5ml de sangue para fazer o exame de compatibilidade com algum paciente que precisa de medula óssea.
A patense, Luize Caroline Soares, de apenas 18 anos, pode ser uma das pessoas que pode salvar uma vida. Ela foi contatada pela central do REDOME, Cadastro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, e fará novos testes para saber se é realmente compatível com algum paciente. Ela, com muita felicidade, fará os últimos testes em Belo Horizonte, onde, se compatível, fará a doação de medula óssea no Hospital das Clínicas.
A campanha “5ml de esperança” segue agora para Uberlândia e em outras cidades de Minas e Brasília. Segundo Guilherme Donâncio, pai do Arthur, seu filho está sendo a motivação da campanha, mas os beneficiados são todos os pacientes que precisam de um transplante no Brasil e até no exterior. Isso porque quanto maior o número de doadores, maior será a chance das centenas de pacientes que aguardam pelo transplante.
Com é feito o cadastro do doador?
O cadastro é feito com a coleta de 5 ml de sangue, após a assinatura de um termo de compromisso por parte do voluntário. Ele deverá ter entre 18 e 55 anos e levar documento de identidade com foto e dentro do prazo de validade. Se uma das etapas de cadastramento não for realizada – conscientização, conferência de dados e de identidade e coleta – o envio dos dados para o Redome fica comprometido e inviável legalmente.
O resultado do teste não é válido para diagnósticos, portanto não é enviado para o candidato e nem para a Hemominas. O resultado é colocado virtualmente no Redome para a busca de compatibilidade entre doadores e pacientes. Para mais informações, as pessoas podem procurar o Hemocentro de Patos de Minas que fica na rua Major Gote, no Centro, ou entrar em contato no telefone (34) 3822 9646.
Autor: Farley Júnio