MPs recomendam diversas medidas a serem adotadas em Uberlândia por causa do Covid-19

A recomendação tem como base as orientações expedidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) quanto ao combate à proliferação do vírus, entre as quais estão destacadas a declaração de pandemia e medidas essenciais relativas à prevenção.

Imagem Ilustrativa

Os Ministérios Públicos de Minas Gerais (MPMG) e Federal, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, publicaram nessa segunda-feira, 16 de março, uma Recomendação sobre medidas a serem adotadas por farmácias, drogarias, escolas, colégios, faculdades, centros universitários, Universidade Federal de Uberlândia (UFB), teatros, cinemas, casas de shows, bibliotecas públicas e município por causa do corona vírus (Covid-19). A recomendação tem como base as orientações expedidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) quanto ao combate à proliferação do vírus, entre as quais estão destacadas a declaração de pandemia e medidas essenciais relativas à prevenção.

A partir da data da entrega da Recomendação, o MPMG e Ministério Público Federal consideram seus destinatários como cientes da situação e, nesses termos, passíveis de responsabilização por quaisquer eventos futuros que lhe forem imputáveis. Além disso, a presente Recomendação não esgota a atuação do MPMG sobre o tema, não excluindo futuras orientações ou outras iniciativas com relação ao Covid-19.

Suspensão escalonada e paulatina das atividades escolares

O MPs de Minas Gerais e Federal recomendam às escolas, colégios, faculdades e centros universitários particulares de Uberlândia que suspendam, de forma escalonada e paulatinamente, todas as atividades escolares pelo prazo de 30 dias, a contar desta terça-feira, 17 de março, excetuando-se as atividades relativas aos estudantes da área de saúde. À UFB e ao município, a Recomendação orienta que sejam suspensas, de forma escalonada e paulatina, todas as atividades escolares, excetuando-se aquelas relacionadas aos cursos de saúde e estágios correspectivos, inclusive residência médica.

Farmácias e drogarias

Foi recomendado que farmácias e drogarias evitem a majoração de preços de luvas, máscaras, álcool gel, entre outros produtos relacionados à prevenção do Covid-19 ou doenças assemelhadas, destinando a comercialização de máscaras com prioridade às pessoas com eventual contágio e aos profissionais da área de saúde.

Município

Ao município de Uberlândia, foi recomendado que ele promova imediatamente o fechamento de teatros, museus, bibliotecas públicas por até 30 dias, devendo adotar medidas para restrição de visitas em Centros de Atividades de Idosos e Instituições de Longa Permanência, a exemplo do Lar São Vicente de Paula.

Teatros, cinemas e casas de shows

O MPs recomendam que a iniciativa privada promova imediatamente o fechamento dos estabelecimentos que explorem cinemas, teatro, casas de espetáculos, shows, boates e academias também pelo prazo de 30 dias.

Fonte: Ascom Ministério Público de Minas Gerais

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais