MP vê contato social desordenado e recomenda fechar o comércio do dia 09 ao dia 12 de abril

Além do fechamento do comércio nesses dias, há a recomendação para que seja feita nova avaliação das medidas de combate à Covid-19 na cidade.

O documento diz que o contato social está desordenado.

O Ministério Público, através da Promotoria de Saúde em Patos de Minas, recomendou nessa terça-feira (07) ao Prefeito Municipal de Patos de Minas que voltem a ser suspensas  as atividades  do comércio dos dias 09 a 12 de abril. Além do fechamento do comércio nesses dias, há a recomendação para que seja feita nova avaliação das medidas de combate à Covid-19 na cidade. O documento diz que o contato social está desordenado.

A recomendação foi feita pelo Promotor de Justiça Rodrigo Tauffic. De acordo com a recomendação, a abertura do comércio nos próximos dias poderá agravar o contato social visto a tradicional migração regional para realização de compras. Ainda recomenda que a reunião do Comitê Municipal Extraordinário de Combate à COVID-19 seja realizada no prazo de 24 horas para avaliar a efetividade do decreto que abriu o comércio.

Para a reunião, um representante do comércio lojista e outro das indústrias devem ser convidados. O documento ainda pede a imediata inspeção pela Vigilância Sanitária das atividades fabris para se verificar o cumprimento das orientações das autoridades sanitárias. O relatório nesse caso deve ser apresentado em 24 horas para que possa ser avaliado durante a reunião inaugural do comitê.

Também pede o lançamento de campanha de informação no sentido de esclarecer aos cidadãos para se valerem de compras não presenciais, somente saindo de casa quando imprescindível, sem prejuízo de medidas drásticas diante do aumento do número de casos de coronavírus e da insuficiência real do sistema de saúde público e privado frente à pandemia. A recomendação ainda pede que os lojistas sejam notificados a apresentarem um plano pormenorizado que viabilize, com segurança, a manutenção de suas atividades.

O prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves informou que o Comitê de enfrentamento ao coronavírus se reune nesta tarde para decidir se acata ou não a recomendação do Ministério Público.

Últimas Notícias

Polícia Militar impede furto de gado e prende 4 homens em Patrocínio e Patos de Minas

Veja mais

Homens são presos com armas, drogas e dinheiro após furto de cofre e roubo em posto de São Gotardo

Veja mais

Picape para tombada após bater em dois carros na avenida Padre Almir; motorista fugiu e não foi localizado

Veja mais

Patense que morreu na Inglaterra será velado neste sábado em Patos de Minas

Veja mais

Dono de padaria morre após se sentir mal e carro se chocar em poste na Av. Jk

Veja mais

Rede Patão conscientiza clientes sobre prevenção de câncer e destina recursos para a Santa Casa

Veja mais